há uma hora
Da Redação

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) fortaleceu de forma significativa sua presença operacional no Norte Pioneiro com a criação da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), sediada no município de Ribeirão Claro. A iniciativa amplia o policiamento especializado e estratégico em uma região sensível, com ênfase na divisa com o estado de São Paulo. As informações são da Polícia Militar.
“Estamos lançando hoje o projeto Polícia de Fronteira, ideia do governador Ratinho Jr., e esta base aqui em Ribeirão Claro tem o objetivo de fazer todo um monitoramento do estado do Paraná, não só nas fronteiras, mas também nas divisas estaduais”, afirmou o secretário Hudson Teixeira.
A nova estrutura consolida a atuação da PMPR no combate ao crime organizado, aos delitos interestaduais e aos crimes transnacionais, como tráfico de drogas e armas, contrabando, descaminho e roubo de veículos. Com efetivo capacitado em policiamento de fronteira e divisas, a 5ª Companhia do BPFron passa a atuar de forma permanente na região, intensificando ações ostensivas, preventivas e de inteligência.
Segundo Hudson, “as áreas foram escolhidas após um relatório técnico operacional feito pelas polícias, e chegamos à conclusão que seria necessário instalar 11 bases. O objetivo é impedir o crime organizado e o tráfico antes que cheguem à região sul e sudeste do país”.
O projeto Fronteira Segura integra a atuação da Polícia Militar com outros órgãos de segurança, mas tem na PMPR seu eixo central de execução operacional. As bases funcionam como pontos avançados de policiamento, apoiando operações terrestres, náuticas e aéreas, além de permitir o compartilhamento de informações estratégicas que aumentam a eficiência das ações policiais.
Cada base conta com estrutura moderna, viaturas de grande porte, armamento de maior capacidade, tecnologia embarcada, drone e apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), garantindo pronta resposta e maior presença ostensiva nas regiões atendidas. As equipes do BPFron atuam com fardamento camuflado institucional, característico do policiamento de fronteira, reforçando a identidade e a especialização da unidade.
Hudson ainda destacou que “este é um investimento de mais de 5 milhões de reais por base, incluindo armamentos, drones, cães farejadores e viaturas de grande porte, o que vai melhorar não só a segurança do Paraná, mas também contribuir para a segurança do país, pela atuação nas fronteiras e divisas do estado”.
A criação da 5ª Companhia do BPFron em Ribeirão Claro reafirma o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a interiorização da segurança pública e com a proteção das divisas estaduais. A medida amplia a capacidade operacional da PMPR em um ponto estratégico do território paranaense, assegurando mais segurança à população e maior efetividade no enfrentamento à criminalidade.