A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (ADETUR) elegeu a nova presidência para o biênio 2023-2024 na última terça (6). Em participação no o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta terça (13), o presidente eleito, Guilherme Forbeck, apresenta perspectivas para fomentar o turismo regional nos próximos dois anos.
Forbeck foi conselheiro fiscal durante a gestão 2021-2022, é gestor do Refúgio das Curucacas Ecoturismo e conselheiro consultivo do Parque Nacional dos Campos Gerais e do Parque Estadual do
Guartelá.
O Refúgio das Curucacas é uma operadora de turismo certificada pelo Ministério do Turismo, especializada em ecoturismo e turismo de aventura. “O ecoturismo, não só em Ponta Grossa, mas nos Campos Gerais, vem evoluindo em ritmo próprio. Percebemos, tirando uma ‘fotografia’ do turismo, há 10 anos, para não ir muito longe, já percebemos uma diferença significativa de experiências de qualidade. O público hoje busca mais do que chegar com um carro na beira do rio, abrir o porta-malas e fazer um churrasco. Hoje, o público busca experiências”, afirma.
Forbeck avalia que o turista que visita atrações culturais, seja em Ponta Grossa ou nas demais cidades dos Campos Gerais, busca compreender melhor o aspecto local em vez de fazer da viagem uma mera passagem. “Apesar de toda a profundidade que tem você passar por um museu, se as pessoas têm um condutor, que possa apresentar, trazer e facilitar a interpretação desses aspectos que estão sendo apresentados ali, hoje, o público procura mais isso”, observa.
O novo presidente destaca ações da gestão que se encerra, durante a qual ele foi conselheiro fiscal, que articulou capacitações ministradas pela Fecomércio e articulação de gestão para empreendedores do turismo rural. “Justamente, visando trazer mais qualidade, mais segurança e mais sustentabilidade, que é um tripé do qual não se pode abrir mão para o turismo da região”, emenda.
Segundo o presidente da ADETUR, os Campos Gerais se mostram como uma ótima opção de “turismo de contrafluxo”, porque, nesse período, a grande maioria dos viajantes desce para o litoral, especialmente na alta temporada. “Nem todo mundo gosta de disputar o metro quadrado no litoral. Tem muita gente que quer fugir desse turismo de massa e os Campos Gerais, tem muitas opções, inclusive, de refrescos para o verão, com muitas cachoeiras, furnas – como a mais emblemática, o Buraco do Padre”, menciona.
Forbeck acredita que é necessário estimular o morador local a conhecer as belezas naturais de Ponta Grossa e da região. Sem saber estimar um número aproximado da proporção de habitantes que nunca visitaram as atrações locais, o presidente da ADETUR, que administra um empreendimento nas Furnas do Passo do Pupo, conta que a grande maioria dos ponta-grossenses, quando chega até lá, comenta que mal sabia que tinha.
O presidente da ADETUR avalia que até é positivo quando o habitante local conhece, primeiro, atrações turísticas de fora de sua cidade natal antes, pois passa a valorizar mais o que tem na região. “É uma região incrível, temos muita história para contar, em termos de patrimônio cultural, histórico e natural”, diz.
Entre as ações previstas para o biênio 2023-2024, Forbeck planeja trazer para a região o evento da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), evento para promover o encontro de vários setores da cadeia produtiva do turismo. “Esse evento busca capacitar e integrar os empreendedores e é um evento regional. Então, tem tudo a ver com a ADETUR. Já temos trabalhado com a capacitação e essa ideia de integrar o trade nos promove o crescimento que queremos, porque queremos trazer, realmente, o crescimento dos Campos Gerais como destino”, enaltece.
A ADETUR Campos Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, formada por participantes da iniciativa privada, poder público e terceiro setor, sendo reconhecida pelo Ministério do Turismo como Instância de Governança Regional (IGR). “É uma organização não-governamental que tem a função de articular esses três segmentos da sociedade”, reforça.
Mais informações nas redes sociais: @adeturcamposgerais.
Confira a entrevista com Guilherme Forbeck na íntegra: