Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

Núcleo do ciclone extratropical está no Rio Grande do Sul; PG deve registrar volume de chuvas inferior ao da última semana

2020-07-08 às 10:52

O Sul do país está novamente em alerta com previsão de um novo ciclone extratropical. Na última semana, diversas cidades registraram o chamado ‘ciclone-bomba’ que provocou diversos estragos e deixou diversas unidades consumidoras sem energia elétrica. Por isso, o D’Ponta News conversou com um meteorologista para saber os riscos deste fenômeno chegar em Ponta Grossa.

Núcleo do ciclone é mais ao sul

Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o ciclone já se desenvolveu sobre o Sul do Brasil. “Porém, o núcleo dele se situa entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e o Oceano Atlântico, enquanto a frente fria já se desloca pelo Paraná, neste momento ocasiona chuvas nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e até o final da manhã atinge os Campos Gerais, Leste”, diz.

Ponta Grossa

Sobre a intensidade do vento e das tempestades, ele diz que será bem inferior ao registrado na última semana. “As rajadas de vento registradas até o momento nas estações das regiões citadas acima estão em torno dos 50 km/h. E devem continuar assim sobre a região de Ponta Grossa, com picos de 60 km/h, que vale para as demais áreas do Paraná. Então, de forma resumida, a intensidade das tempestades que avançam sobre o Paraná é bem inferior ao do dia 30/06”, completa.

Foto: Michelle de Geus/D’Ponta News