Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Geral

Ortopedista de PG dá dicas para evitar dores nas costas no home office

há 5 anos

Redação

Ortopedista de PG dá dicas para evitar dores nas costas no home office

Com a pandemia da COVID-19, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, o chamado home office. Porém, muitas vezes em casa a pessoa não tem os devidos cuidados com a ergonomia, com os exercícios físicos e até não sabe que pode se lesionar ou sentir dores com maior frequência.

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta que 41% dos entrevistados passaram a sentir dores nas costas. Enquanto isso, entre os que já sofriam de dores crônicas, mais de 50% afirmam que o desconforto aumentou durante a quarentena.

O médico ortopedista dr. José Augusto Bach Junior, que atende em Ponta Grossa, afirma que as queixas de dores aumentaram muito durante a pandemia. "Com a mudança de rotina, muitas pessoas vêm ao consultório se queixando de dores, pessoas que não apresentavam qualquer sintoma antes da pandemia. Por isso é importante observar os cuidados que se deve ter com o trabalho em casa, por exemplo. São comuns dores na cabeça, nas costas, braços e em membros inferiores", relata.

Com relação ao home office, o médico destaca a importância da ergonomia nos locais de trabalho, sobretudo quem trabalha com o computador ou notebook. "Em linhas gerais, quem trabalha com o computador ou laptop, deve observar a altura da tela, ela deve estar na altura do rosto, também os braços devem estar com os cotovelos apoiados na mesa, jamais suspensos. Outro ponto importante é uma cadeira adequada onde a pessoa não fique 'arcada'", aponta. Ele ainda lembra que muitas pessoas ficam numa mesma posição trabalhando por horas. "O ideal é que a cada meia hora levante-se e exercite-se para evitar as lesões", complementa.

O ortopedista ainda destaca que é necessário fazer exercícios físicos, mesmo que em casa, para manter a saúde em dia. "Com a pandemia, muita gente teve a rotina alterada e com isso teve os exercícios prejudicados. Porém, é recomendável que mesmo em casa, quem tem por exemplo um quintal, uma calçada, uma área comum, possa fazer algum tipo de caminhada, ou qualquer exercício", coloca.

Ele também lembra que a orientação de profissionais especializados é importante. "O ideal é que sempre procure-se um fisioterapeuta ou ortopedista para saber qual exercício é mais adequado para a sua realidade, pois há risco de lesão até em caso de um exercício feito de modo errado. E claro, sempre tomando os devidos cuidados, se protegendo da COVID-19", finaliza.

Por: Matheus Fanchin/Foto: Reprodução/Operário Ferroviário

Compartilhe:

Leia também

Cinco apostas de PG acertam a 'quadra' em sorteio da Mega-Sena
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia