O Grupo DataCenso divulgou uma pesquisa que mostra como estava a opinião dos comerciantes curitibanos sobre o impacto que a pandemia do novo coronavírus poderia causar. Acompanhe os resultados obtidos com exclusividade pelo portal D’Ponta News.
O levantamento questionou os comerciantes sobre a confiança no governo Ratinho Junior, mediante a pandemia: 77% afirmaram ter um nível médio ou alto de confiança nas ações tomadas pelo governador.
O DataCenso questionou os comerciantes sobre as perspectivas para o seu negócio nos próximos meses. 47% afirmaram que iriam continuar operando normalmente; 10% acreditavam que teriam que encerrar as atividades; 7% disseram que pausariam temporariamente e 36% não sabiam o que poderia acontecer.
Com relação ao quadro de funcionários, os comerciantes responderam: 42% dos entrevistados já pensavam em reduzir o número de pessoas trabalhando; 38% acreditavam que era possível manter o quadro; 20% afirmaram que ainda não sabiam o que fazer.
Sobre como administrar o quadro de funcionários: 23% afirmaram que fariam a antecipação das férias, reduzir a carga horária foi a reposta de 17%, negociar a redução de salário foi a opção de 16%, 14% responderam que dariam férias coletivas e outros 14% fariam teletrabalho (home office); regime especial de concessão, como horas no futuro, era a opção de 9%, 9% também disseram que não mudaria nada; 3% afirmaram que demitiram funcionários.
O comerciante foi questionado em relação ao isolamento social, com o fechamento de todas as atividades não essenciais para o controle da pandemia: 57% se disseram contra o fechamento, 41% foram favoráveis, 3% afirmaram ser indiferentes e 9% não soube informar.
O levantamento também perguntou quanto tempo o comerciante acreditava que duraria a pandemia: 23% disseram que um mês; dois meses foi a resposta de 21%; três meses foi o que disse 32% dos entrevistados; Quatro meses foi a resposta de 12%; somente 1% disse que acreditar que a pandemia duraria cinco meses; Seis meses foi a resposta de 7%; e 4% disseram acreditar que o surto de coronavírus poderia durar mais de 6 meses.
Para esta pesquisa foram entrevistados 200 comerciantes, no centro e nos bairros, com sucesso. A margem de erro é de 7%, considerando 95% de grau de confiança. De acordo com o DataCenso, as perguntas cuja soma das respostas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas. A coleta de dados foi realizada pessoalmente entre os dias 26 e 29 de março de 2020.