Domingo, 10 de Novembro de 2024

PG recebe 1600 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em profissionais da saúde e segurança pública

2020-04-17 às 18:02

Nesta sexta-feira (17) Ponta Grossa recebeu 1612 testes rápidos para a detecção da Covid-19. Eles serão destinados, exclusivamente, para o uso em profissionais da saúde e segurança pública que apresentarem sintomas de síndrome gripal. “É importante que esses profissionais que estão na linha de frente de enfrentamento da Covid-19 estejam aptos a retornarem ao trabalho ou se ausentarem de forma segura, confirmado se realmente é a Covid-19”, explica o diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier. No total, a 3ª Regional recebeu 2920 testes para distribuir entre os 11 municípios atendidos.

Robson explica que, de acordo com estudos feitos pelo Governo do Estado, cerca de 15% dos profissionais de saúde e segurança pública em atividade devem se contaminar com novo coronavírus. “As autoridades sanitárias locais definirão um ponto de atenção onde estes testes ficarão, e que será referência para que estes profissionais possam ir até lá e realizar esse teste conforme recomendação médica”, complementa.

O teste rápido é realizado realizado após o 7º dia do início dos sintomas e apenas 72 horas após o desaparecimento dos sintomas e o resultado é verificado após 15 minutos. No entanto, não substitue o exame RT-PCR, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e alguns outros laboratórios privados, que é o “teste ouro”. O exame laboratorial pode ser realizado com amostras nos primeiros dias de sintomas e demora até 72 horas, mas ele detecta a presença de vírus. Os testes rápidos identificam os anticorpos que o organismo produz como defesa ao vírus, e não o vírus em si.