Em uma conversa com o João Barbiero, através do portal D’Ponta News, o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Evenson Krum, alertou que pode haver um desabastecimento de medicamentos essenciais para tratamento de pacientes intubados. De acordo com ela, o motivo seria a alta procura mundial pelos remédios, devido à pandemia de coronavírus.
“Nós não conseguimos comprar determinados medicamento porque eles sumiram do mercado. Há o desabastecimento porque eles foram consumidos mundialmente”, explica Krum. Ele ainda conta que o preço dos remédios utilizados subiu drasticamente. “Tem um medicamento que é utilizado em UTI que a unidade dele passou de R$ 1,45 para R$ 5. E usa muito por dia, coisa de 50 unidades”, complementa. Os medicamentos seriam anestésicos e relaxantes musculares utilizados no processo de intubação de pacientes em UTI.
Krum explica que o preço muito alto inviabiliza a compra por parte dos governos estaduais. “O Governo Federal prometeu para esta semana a publicação de um valor oficial, permitindo que os gestores públicos possam comprar com esse valor oficial”, complementa.
Assista a entrevista completa