O Governo do Paraná e a empresa Tatra Trucks, uma montadora de caminhões da República Tcheca, oficializam nesta quinta-feira (3), às 14h30, a primeira fábrica da multinacional fora do continente europeu e que estará localizada no distrito industrial em Ponta Grossa. O investimento estimado é de R$ 600 milhões.
A Tatra Trucks, pertence a holding CSG Aerospace e é conhecida mundialmente pela construção do Tatra Phoenix Euro 6, que será produzido em Ponta Grossa. A linha de montagem é baseada em veículos militares e de defesa, mas que também podem ser utilizados em diversos setores como agronegócio, indústria pesada, carga de madeira e granel e mineração.
Em um vídeo disponível no YouTube, o diretor de exportações da Tatra, Pavel Petrasek, explicou porque a cidade de Ponta Grossa foi escolhida para abrigar a fábrica. “Precisávamos de um lugar adequado e a principal preocupação que tínhamos era com mão de obra, pois não usamos tantos robôs e máquinas como o resto do setor automotivo. E Ponta Grossa tem uma mão de obra bastante qualificada no setor, além de termos uma boa cooperação com o governo local”, relata Pavel.
Petrasek falou ainda que está animado para que os trabalhos iniciem o mais breve possível. “Vários fatores nos fizeram escolher a cidade, e agora estamos bastante felizes e realmente queremos começar logo, assim que possível com os trabalhos”, afirmou.
Além disso, a escolha também tem relação com a DAF, a montadora holandesa pertencente ao Grupo Paccar, que detém 19% da Tatra. Muitas das peças utilizadas pelos caminhões e veículos da Tatra na Europa são provenientes da própria DAF.
Veja o vídeo
Vídeo: Youtube/Canal Arte da Guerra