Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel anunciou o lançamento um aplicativo, disponibilizado pela Prefeitura Municipal, para monitoramento de pacientes diagnosticados com Covid-19 com sintomas leves ou suspeita de terem contraído a doença.
Segundo Rangel, o aplicativo deverá ser lançado no começo da próxima semana e deve funcionar como um assistente médico. “As pessoas vão entrar no aplicativo, dizer quais são os seus sintomas e ter um contato direto com o médico. Inclusive, vão poder acionar o SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], a Central de Leitos e os hospitais de Ponta Grossa para atendimento emergencial. É algo diferente no Brasil”, detalha.
O prefeito lembra que Ponta Grossa já realizada o monitoramento dos pacientes através do telefone 3220-1019. “As pessoas hoje são monitoradas pelo telefone e é algo que funciona. Se você tem os sintomas, você pode ligar para o telefone que aí você começa a ser monitorado”, explica. “Esse número salvou dezenas de vidas, pode ter certeza”, afirma.
O prefeito explica que o atendimento telefônico permitiu o rápido atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. “Quando as pessoas começaram a ter sintomas, de repente uma febre leve, ligaram para o telefone e os médicos que atendem começaram a trabalhar com os pacientes dentro de casa”, comenta.
Além disso, a central também impediu que mais pessoas se contaminassem com o novo coronavírus. “Como as pessoas não foram para o hospital, quem não estava com o coronavírus não correu o risco de se infectar”, destaca.
Central telefônica
A central telefônica funciona 24 horas por dia com uma equipe à disposição para orientar a população através do telefone 3220-1019. A média de atendimento é de 100 ligações por dia.
As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.