Na manhã desta terça-feira (16), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comemorou o aumento do número de pessoas utilizando máscaras de proteção no município.
Desde o início de junho, o uso do equipamento é obrigatório em todo o território nacional como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, mas ainda enfrenta resistência por parte da população.
Rangel relata que, na semana passada o percentual de pessoas utilizando máscaras em Ponta Grossa era de apenas 84%. “O nível de pessoas com precaução subiu bastante. Ainda não tenho o número correto, mas já sabemos que passou de 90%. Acredito que estamos em torno de 95% a 96%, que era o número no começo da pandemia”, comemora. A meta, segundo o prefeito, é chegar a 99%.
Ontem (15), a Defesa Civil fez várias abordagens pelo centro da cidade, de pessoas que não estavam utilizando o equipamento de forma incorreta, mas não houve aplicação de multas. “As pessoas que não usarem máscara, se forem abordadas, serão multadas. Essa semana é uma semana de fiscalização mais pesada”, alerta Rangel. “Por favor, nós não queremos multar ninguém. Cuidem-se”, pede.
De acordo com o decreto municipal 17.395/2020, a multa pelo não uso de máscaras é de R$ 100 a R$ 500.
As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.