Na quinta-feira (14), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou da mesa de abertura de palestra na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O encontro, realizado no Grande Auditório do Campus Central da instituição de ensino, abordou o tema: “Combate à desinformação nas Eleições 2022”.
Na ocasião, o presidente Coimbra de Moura enfatizou que a desinformação é uma ameaça à democracia e o combate a ela é o maior desafio da Justiça Eleitoral este ano. “Em relação às fake news, caso tenha dúvida, não compartilhe”, reforçou.
O desembargador apresentou também o Gralha Confere, programa do TRE-PR de enfrentamento à desinformação. Destacou ainda que as fake news são notícias fraudadas com o objetivo deliberado de enganar e geralmente contam com linguagem inflamatória para que as pessoas interajam e compartilhem o conteúdo.
Uniamiga
Durante o encontro, o presidente do TRE-PR convidou quem estava presente a trabalhar como mesárias e mesários nas eleições. “A Universidade Estadual de Ponta Grossa é nossa parceira no programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga). Quem se voluntariar para este trabalho receberá 30 horas extracurriculares por turno trabalhado”, declarou.
Para se inscrever, acesse o canal do mesário ou mande uma mensagem via WhatsApp para o número 41 3330-8500. Também é possível se voluntariar presencialmente nos fóruns eleitorais e pelo aplicativo e-Título.
Presenças
Estiveram presentes no evento também o juiz membro da Corte e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), doutor Roberto Ribas Tavarnaro; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; além de servidoras e servidores do TRE-PR.
do TRE-PR