Em menos de três dias, 9,8 mil trabalhadores portuários paranaenses receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus no Paraná. A vacinação priorizou os funcionários que atuam a bordo dos navios, costado e faixa portuária.
Somente neste domingo (30), 3.062 profissionais foram imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá. Das 11 horas da última sexta-feira (28) até as 18h de domingo (30) 9.110 trabalhadores receberam a vacina no município, o que representa aproximadamente 6% da população da cidade, a título de comparação.
Em Antonina, também no Litoral, foram 690 portuários imunizados com a primeira dose nessa primeira remessa, resultando nas 9.800 aplicações.
Os portuários foram organizados em cinco grupos, com o apoio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Portos do Paraná.
“Isso nos traz conforto, alegria. Só que a gente sabe que as medidas de segurança precisam continuar a serem seguidas. Por isso, continuaremos adotando todas as práticas iniciadas em março do ano passado. A vacina é mais um fator de segurança para os trabalhadores que seguem na faixa portuária, essenciais para a continuidade dos serviços”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse na tarde de domingo que nova remessa de vacinas é esperada para os próximos dias para dar continuidade à imunização dos demais portuários. “Agora precisamos aguardar a chegada de mais doses para continuar a imunização dos trabalhadores portuários. Nosso intuito é vacinar 100%”, afirmou.
PRÓXIMOS – O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, da empresa pública, seguirá reunido ao longo da semana para fazer um balanço junto aos municípios quanto aos imunizados, segundo a listagem dos cinco grupos pré-organizados.
“Trabalhamos incansavelmente ao longo da última semana e assim seguiremos para garantir que todos que estejam aptos a essa etapa de vacinação. Portuários são prioritários nos planos Nacional e Estadual de vacinação”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.
Segundo ele, assim que nova remessa chegar, a organização dos trabalhadores já estará garantida, o que facilitará o trabalho do município. “Temos muito a agradecer à equipe da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde, que se esforçaram muito para que essa etapa da imunização acontecesse com organização e segurança”, completou.
da AeN