No final da tarde desta segunda-feira (13), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, decretou novas medidas de combate ao coronavírus no município. Em transmissão ao vivo, ele falou sobre o momento crítico da pandemia na região, necessidade de prevenção e a retomada econômica.
O prefeito reforçou que Ponta Grossa tem os melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus entre as cidades com acima de 350 mil habitantes. “Quando nós falamos que temos bons números, faz com que as pessoas relaxem, mudem de postura e acabem se expondo ao vírus. Não é hora de baixar a guarda”, pede.
Ele também destaca que as mudanças implantadas no município ao longo da doença foram dando resultado. “O toque de recolher está funcionando sim e não só com relação à Covid-19, mas também reduzindo acidentes e violência. Se hoje nós temos leitos de UTI disponíveis é porque tivemos menos casos de acidentes e violência, e a noite também é a grande responsável por esses casos”, explica.
Responsabilidade compartilhada
De acordo com Rangel, as novas medidas são baseadas no discernimento e compreensão da população. “Muitas pessoas ficam aguardando o que a Prefeitura vai fazer para resolver o assunto e quais serão as novas determinações. A responsabilidade não é somente da Prefeitura e sim de todos os ponta-grossenses para que a gente possa vencer esta guerra”, salienta.
Ele afirma contar com a união de todos para que as novas medidas sejam implantadas com sucesso em Ponta Grossa. “É preciso ter consciência de que todo isso vai passar, mas este é o momento da integração e responsabilidade de cada cidadão”, pede.
Parque de Olarias será interditado temporariamente
A primeira medida anunciada por Rangel foi a interdição temporária do Parque de Olarias a partir de amanhã (14). Recentemente, a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu diversas denúncias de aglomeração no local.
“Vai partir o meu coração. Dói o meu coração ver as imagens de um parque maravilhoso onde as famílias estavam tendo momentos agradáveis no final de semana. Eu sei que as pessoas não estão mais aguentando ficar em casa e precisam extravasar, mas conto com o apoio e compreensão da população”, diz.
Rangel também alertou que se surgirem denúncias de aglomeração em outros parques públicos de Ponta Grossa eles também poderão ser interditados.
Excursões para outras cidades terão regras mais rígidas
As empresas que trabalham com excursões saindo de Ponta Grossa com destino a outros municípios passarão a ter acompanhamento mais técnico por parte da Prefeitura Municipal. Todas as excursões intermunicipais e interestaduais deverão ter o itinerário aprovado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE)
“Temos uma situação crítica em vários municípios e a transmissão de outras cidades é muito grande. Tivemos casos de pacientes que contraíram a doença em outras cidades e vieram a falecer aqui no nosso município”, lamenta.
As empresas também terão a obrigatoriedade de protocolar uma lista com o nome passageiros e realizar a medicação de temperatura. “É muito difícil sabermos quais são as pessoas que podem vir de Curitiba ou São Paulo contaminadas. Com esse protocolo, vamos poder fazer o acompanhamento, o monitoramento dos pacientes e ter mais agilidade se tiver algum caso positivado”, justifica.
Mercados deverão medir a temperatura dos clientes
A exigência da medição de temperatura de todos os clientes será estendida para os supermercados. Rangel reconhece, entretanto, que muitos estabelecimentos já estão utilizando o termômetro para acompanhamento dos clientes logo na entrada, que agora será obrigatório.
“Estamos demonstrando para a população que nós estamos passando pelo ponto mais grave da pandemia e os mercados são pontos críticos da transmissão”, frisa.
Comércio poderá voltar a funcionar em dias alternados
“Desde o início da pandemia, nós estamos trabalhamos com responsabilidade, tratando o comércio como possível solução no enfrentamento a pandemia e os empresários como aliados. É preferível ter uma economia pujante e os empresários imbuídos na prevenção do que uma grande restrição e as pessoas em casa contraindo a doença”, defende Rangel.
O prefeito adianta que o funcionamento do comércio no município poderá ter novas restrições a partir da próxima semana. “Só tomaremos medidas mais efetivas se, por um acaso, nós não conseguirmos reduzir o percentual de 90% de ocupação no Hospital Universitário”, diz. De acordo com Rangel, Ponta Grossa retornaria à primeira etapa com o funcionamento escalonado do comércio.
Ele também adianta que a Prefeitura Municipal fez um acordo com o Governo do Estado para a facilitação da contratação de leitos de UTI no Hospital Bom Jesus e Ponta Grossa terá mais 10 leitos à disposição para o tratamento da Covid-19.
Terminais de transporte público deverão receber totens de álcool em gel
Rangel enfatizou que evitar o contágio pelo novo coronavírus no transporte coletivo é o maior desafio no mundo e não é diferente em Ponta Grossa. “Nós constatamos que ainda temos problemas com alguns itinerários. Mesmo colocando mais veículos, a gente entende que algumas pessoas não gostariam de esperar um próximo carro e acabam acontecendo as aglomerações”, comenta.
Para prevenir a transmissão da Covid-19, a Prefeitura Municipal irá instalar totens com dispensadores de álcool em gel para a população em todos os terminais de transporte coletivo e aumentará a fiscalização do cumprimento das determinações dos decretos municipais.
Passagens de ônibus deverão ser pagas com cartão transporte
Outra medida anunciada por Rangel é a substituição do dinheiro vivo por cartões de transporte. “A cédula de papel é um vetor de contágio e nós queremos diminuir o processo de infecção pelo dinheiro vivo”, justifica.
De acordo com o prefeito, o processo de troca pelos cartões gratuitos acontecerá de maneira gradual e, neste período, ninguém ficará impedido de pagar a passagem em dinheiro. “A doença não vai acabar da noite para o dia. É um processo muito lento e nós temos muito tempo para que a gente possa se adaptar a uma vida nova”, frisa. Ele também sugere que os empresários priorizem as compras com cartões.
Número de WhatsApp receberá denúncias de aglomeração
O número WhatsApp disponibilizado pela Prefeitura Municipal para receber denúncias de festas clandestinas, reuniões irregulares e outras aglomerações também receberá denúncias relacionadas ao transporte coletivo.
Os passageiros poderão fotografar ou filmar os problemas encontrados nas linhas que utilizam e enviar para o número (42) 9144-1290. A Prefeitura irá analisar a denúncia e aquele itinerário deverá ganhar um reforço na sua linha.
Ponta-grossenses poderão ter 90% de desconto em juros e multas nas dívidas com a Prefeitura
A Prefeitura Municipal irá elaborando um projeto de lei para abater 90% de juros e multas de contribuintes com dívidas com o poder público. “As pessoas que estão desesperadas porque estão com o nome sujo, não têm condição de pegar um empréstimo e pagar as contas, agora vão poder respirar aliviadas”, acredita. A proposta será encaminhada para a Câmara Municipal e deverá ser aprovada pelos vereadores.
Rangel também adianta que existe a intensão da Prefeitura Municipal subsidiar os juros dos empréstimos e financiamentos de micro e pequenos empresários.
Pico da doença em Ponta Grossa
Rangel comenta ainda que, segundo estudo desenvolvido por uma pesquisadora da UEPG, o pico da Covid-19 em Ponta Grossa será de 11 a 24 de julho. ““Historicamente, pela evolução que nós já alcançamos no enfrentamento dessa doença, isso nos diz que nós estamos nos aproximando do pico da curva. Com toda certeza, nem os maiores especialistas podem dizer com certeza quando nós vamos começar a descer a escalada dessa montanha”, enfatiza.
Com base nesse estudo, o prefeito acredita que a curva de contágio pelo novo coronavírus em Ponta Grossa será nos próximos dias. “Teremos aí pela frente dias tensos, dias difíceis. Infelizmente, dentro das expectativas e dentro das projeções dessa doença”, alerta.
Ele faz um apelo para que a população redobre os cuidados durante essa nova fase de combate ao coronavírus. “É triste a gente ter que falar que ainda tem muitas pessoas que não se deram conta da gravidade da doença não respeitam as determinações. Muitas pessoas infelizmente estão abusando ainda”, critica.
O prefeito frisa, entretanto, que esses casos são a exceção. “Mesmo Ponta Grossa tendo melhores números com relação à responsabilidade dos seus cidadãos, ainda tem muito abuso. Frente a outras cidades do Brasil, Ponta Grossa está de parabéns”, garante.
Ponta Grossa poderia ter quatro mil vidas perdidas
As primeiras projeções, lembra Rangel, estimavam cerca de 4 mil mortos por Covid-19 em Ponta Grossa. “Imagina o desespero de você receber uma informação dessa no começo da pandemia, quando não tinha nenhum óbito. Ninguém sabia exatamente como iria evoluir a doença e, graças a Deus, nós conseguimos achatar a curva. A gente acredita que essa curva terá o seu pico nesta semana ou nos próximos dias”, enfatiza.
Panorama dos casos de coronavírus em Ponta Grossa
As decisões foram anunciadas após a rápida progressão do número de casos de Covid-19 em Ponta Grossa. No domingo (12), a Fundação Municipal de Saúde registrou 40 novos casos da doença. Na tarde de hoje (13), mais dois pacientes foram positivados elevando o total de casos acumulados para 726.
Rangel alerta que não se deve comparar os números de novos casos de coronavírus registrados no domingo e nesta segunda-feira. “Atenção não quer dizer que tivemos uma queda abrupta, o que já demonstraria que nós estaríamos descendo a curva. Nós temos dezenas de novos testes que ainda estão sendo avaliados no Laboratório Central do Estado (Lacen) e que poderão ser positivados”, explica. “Provavelmente teremos números maiores durante a semana”, alerta.
Dos pacientes com o vírus ainda ativo no organismo, 336 estão em isolamento domiciliar, sete internados na enfermaria e cinco na UTI. Além disso, a FMS aguarda a confirmação do teste PCR para confirmar o sexto óbito causado por coronavírus na cidade.
Taxa de ocupação dos leitos de UTI no HU é de 90%
Na tarde desta segunda-feira (13), o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para o tratamento da Covid-19 na região está em 90%.
Dos 20 leitos de UTI disponíveis, 18 estão ocupados. Atualmente estão sendo atendidos sete pacientes de Ponta Grossa, dos quais quatro receberam a confirmação de Covid-19, um foi descartado para a doença e outros dois ainda aguardam o resultado dos exames. O HU-UEPG também está atendendo 11 pacientes de outros municípios, oito positivados para a doença e outros três considerados suspeitos.
Nos leitos clínicos, a taxa de ocupação é de 41%, com 14 dos 34 leitos disponíveis ocupados atualmente. Dos sete pacientes de Ponta Grossa que estão internados na enfermaria do HU, quatro receberam a confirmação de Covid-19 e três ainda aguardam o resultado dos exames. O HU-UEPG também está atendendo sete pacientes de outros municípios, cinco positivados para a doença, um descartado e outro com suspeita de ter contraído a Covid-19.
Ponta Grossa já realizou mais de 8 mil testes clínicos
De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa realizou até o momento 8.778 testes, sendo 6.258 testes rápidos e 2.520 RT-PCR. A percentual de testes positivados é de 8%.
Rangel voltou a negar que o município esteja realizando menos testes para detecção do novo coronavírus do que demais cidades do mesmo porte e, por isso, tenha registrado menos casos de Covid-19. “Mentira. Isso é uma mentira que algumas pessoas estão falando e se a gente não desmentir acaba se tornando verdade. É uma mentira porque o número de testes segue o protocolo elaborado pelo estado do Paraná”, alega.
O prefeito explica que são realizados os mesmos procedimentos em todas as cidades do estado e, de acordo com diretriz do Governo do Estado, são testadas apenas pessoas que apresentam sintomas graves da doença.