Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, voltou a enfatizar a importância do uso de máscaras de proteção e pediu ajuda da população na fiscalização durante o pico da pandemia do novo coronavírus.
“Tem algumas pessoas dizendo que a máscara não funciona. Gente, a máscara reduz a chance de contaminação em 85%”, frisa Rangel. Ele acredita que o uso do equipamento tenha impedido um aumento ainda maior no número de pacientes com Covid-19 e evitado mortes em decorrência da doença. “Se as pessoas não estivessem de máscara, nós não estaríamos anunciando 12 casos, estaríamos anunciando 50 mortes”, alerta.
Rangel lembra que o uso de máscaras é obrigatório no município desde o dia 23 de abril, mas admite a dificuldade para fiscalizar o cumprimento da determinação. “Sem dúvida a fiscalização é por parte da Prefeitura, porém a cidade é enorme e a gente não consegue estar em todos os lugares”, admite.
O prefeito pede para que as pessoas denunciem quando as determinações municipais não estiverem sendo cumpridas, filme e tirem fotos para facilitar a autuação. As denúncias podem ser feitas através do telefone 3220-1019. “Nós recebemos milhares de ligações. É praticamente impossível fazer a fiscalização de toda a cidade, por isso a gente pede o apoio de todos”, acrescenta.
Ele também pede que para que a própria população oriente as pessoas que estão sem máscara. “Ninguém está dizendo para você xingar, isso é errado, mas se você puder falar com as pessoas e de repente oferecer uma máscara. Se você puder ser assim solidário”, pede. “Salve uma vida”, enfatiza.
As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira, comandado diariamente por Rangel na Rádio Mundi FM.