Neste momento de pandemia por conta do novo Coronavírus, os testes são o único modo de saber se o paciente está ou não contaminado pelo vírus. No estado do Paraná, o teste público é feito somente pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná). Há também alguns laboratórios particulares que vêm realizando o exame.
Em Ponta Grossa, não há a realização de testes, somente a coleta de material e encaminhamento para o Lacen, em Curitiba. Até esta terça-feira (14), de acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa foram coletadas 127 amostras na cidade. A Prefeitura afirma que não é possível fazer uma média de coletas por dia, pois isso depende da demanda de pacientes com suspeita de Covid-19 no município; número este que pode variar de um dia para o outro.
COMO É FEITO O EXAME
O procedimento é feito através de Swab Nasal. O swab é um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos ou para a finalidade de estudos clínicos ou de pesquisa.
É necessária a coleta de 2 tubos de amostras respiratórias por paciente do chamado Swab Nasal aspirado de nasofaringe ou amostra de secreção respiratória. As duas amostras devem ser encaminhadas com urgência para a realização do diagnóstico viral onde será feita uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2.
DURANTE A COLETA
O técnico deve utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs): avental descartável, luva descartável,
óculos de proteção, máscara N95. Identificar os tubos ou frasco coletor com o nome legível e dados do paciente.
Além disso, deve manter o suprimento de álcool 70 e gaze para a limpeza da bancada antes e após a coleta
da amostra biológica. Por fim, deve descartar os materiais utilizados durante a coleta da amostra em sacos autoclaváveis.
informações: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/Imagem: Arquivo