Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

TRE-PR nega liminar de Sandro Alex contra candidatura de Jocelito Canto

2022-08-26 às 09:53
Decisão d TRE-PR foi favorável ao candidato Jocelito Canto (à esquerda), que teve sua candidatura impugnada por Sandro

Uma decisão do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), emitida no final da tarde de quinta (25), negou a liminar pedida pelo candidato a deputado federal Sandro Alex (PSD) contra o também candidato a federal Jocelito Canto (PSDB). Sandro, que tenta impugnar a candidatura de Jocelito na Justiça, pedia a suspensão imediata de repasses de recursos para a campanha do adversário.

No documento, a relatora desembargadora Claudia Cristina Cristofani indefere a liminar, por restar “ausente a forte probabilidade do direito indeferimento do registro de candidatura a ensejar a suspensão dos repasses de recursos públicos”.

Ao pedir a tutela cautelar, Sandro Alex alegava que Jocelito Canto está inelegível, por ter sido condenado por improbidade administrativa com decisão pela suspensão de seus direitos políticos, porém com cumprimento integral das penas a ele aplicadas findado somente em 1º de agosto de 2022. “O fato ocorreu há mais de 20 anos, sendo questionável inclusive a existência de dolo – não era incomum a formulação de convênios entre os departamentos de segurança e os Chefes do Poder Executivo. Por outro lado, verifica-se desproporcionalidade entre a conduta cometida e as gravosas consequências agora almejadas – inexigibilidade para duas décadas além do fato”, sustenta a Magistrada na decisão.

Confira a íntegra da decisão.

Jocelito comemora   

“Lamento profundamente, porque parece que o deputado não quer me enfrentar nas urnas e, sim, querer ganhar no ‘tapetão'”, disse o candidato Jocelito Canto, em vídeo publicado em suas redes sociais, ao saber da decisão sobre a liminar.

“Deixe que a Justiça defina. Vá cuidar de sua campanha e explicar por que é que você ficou três anos fora de Brasília e já diga se, no próximo governo, se o Ratinho se reeleger, se vai ficar lá [em Brasília] ou aqui [no Paraná]”, recomendou ao adversário.

Jocelito garantiu que sua campanha continua. “Sigo nos bairros trabalhando, nosso jipe já está pronto e amanhã [esta sexta, 26] voltamos aos bairros com nossa campanha”, afirmou.