Sábado, 28 de Dezembro de 2024

Três ponta-grossenses estão em leitos de UTI da Covid-19 em PG

2020-06-18 às 10:11

Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comentou a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente para o tratamento de Covid-19 no município.

Segundo o último boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgado na tarde de ontem (17), a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) é de 70% com 14 pacientes sendo atendidos.

Atualmente, três pacientes de Ponta Grossa estão internados no HU, dos quais um foi positivado para o novo coronavírus, um caso suspeito e o terceiro teve a doença descartada. 

Além disso, o HU está atendendo 11 pacientes de outros municípios da região, sendo que cinco deles já foram confirmados com a Covid-19 e seis casos ainda aguardam resultado dos exames. Entre eles está um paciente do estado do Pará. “Ele é colaborador de numa empresa que veio de fora e para trabalhar em Ponta Grossa e está internado em estado grave”, explica Rangel.

O prefeito também destaca que cinco pacientes de Carambeí estão recebendo tratamento contra o coronavírus no HU e mais um casal que está sendo atendido em hospital particular. “A situação de Carambeí muito preocupante”, lamenta.

“Nós temos 20 leitos de UTI e quando eu falo isso algumas acham um absurdo. Elas esquecem que esses leitos são exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus”, esclarece. O prefeito lembra que também existem leitos disponíveis na Santa Casa de Misericórdia, no Pronto Socorro Municipal, no Hospital Geral Unimed e no Hospital Bom Jesus. “Se chegar ao final, nós estaremos imediatamente acionando o [Hospital] Bom Jesus para receber paciente de Covid-19”, reforça.

Leitos clínicos

Dos leitos clínicos, dez estão ocupados e taxa de ocupação chega a 67%. São quatro pacientes de Ponta Grossa, dois com a confirmação de Covid-19 e dois casos suspeitos. Os outros seis pacientes que estão sendo atendidos no HU residem em municípios vizinhos, três já receberam a confirmação de contaminação pelo novo coronavírus e os outros três ainda aguardam resultado dos exames.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.