Desde o fim da quarentena restritiva imposta pelo governo do Estado para conter o avanço da COVID-19, as cidades do Litoral têm novas regras desde a última terça (21). Cada prefeitura determinou os seus decretos de combate à pandemia, uns mais restritivos outros menos, mas todas as regras tentam evitar que os turistas e veranistas sigam para o Litoral nos fins de semana. Para evitar a chegada de veranistas, Pontal do Paraná, por exemplo, decidiu fechar a orla das praias durante todos os dias da semana. Em Guaratuba e Matinhos, as prefeituras permitiram o acesso às praias para atividades físicas individuais ao longo do dia, mas só de segunda a sexta.
Os dois municípios, no entanto, liberaram os mercados no domingo também. Paranaguá e Pontal, por exemplo, instituíram toque de recolher a partir das 22 horas. Segundo boletim divulgado nesta quinta (23) pela Secretaria de Estado da Saúde, a Regional de Paranaguá, que engloba sete cidades do Litoral do Paraná, tem 2623 casos de Covid-19 confirmados e 58 mortes. Ainda em Paranaguá, as atividades de comércio e prestação de serviços em geral poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo vedada abertura aos sábados e domingos.
Em Morretes, fica liberada a prática de esportes coletivos em espaços particulares, de segunda a sábado, das 8h às 22h. Neste caso, o responsável deverá fazer um cadastro na prefeitura e fica proibida a participação de atletas ou pessoas de outros municípios, além de presença de torcida ou de qualquer pessoa que não participem da atividade. Além disso, fica proibida a realização de campeonatos nesses locais.
Em Guararuba, a regra é para os restaurantes funcionarem após as 16h de sábado e no domingo apenas em sistema de delivery e drive-thru será estendida aos bares. Os serviços e atividades não essenciais, que incluem grande parte do comércio, que tinham de fechar no sábado às 13h, poderão funcionar até as 16h. No domingo terão de permanecer fechados. De segunda a sexta, poderão funcionar normalmente. Fica proibida em todos os dias da semana a comercialização de bebidas alcoólicas, assim como seu consumo em vias públicas, entre as 22h de um dia e 6h de outro. A proibição estende-se ao consumo de bebidas alcoólicas em frente e no entorno de residências e de estabelecimentos comerciais em geral.
Segundo a prefeitura de Guaraqueçaba, com o fim da vigência do decreto estadual, voltou a valer o decreto municipal de 25 de junho. Pelas novas regras, os restaurantes devem permanecer fechados de sexta a domingo para atendimento presencial, mas podem atender delivery.
Informações/Foto: Bem Paraná