A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 9, o projeto de lei nº 73/2021, que inclui no grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19, em Ponta Grossa, pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. O projeto do vereador Felipe Passos prevê que o município edite as medidas cabíveis para aconteça a vacinação deste público.
Segundo a justificativa do vereador, “estas pessoas são reconhecidas em lei federal como deficientes”, afirma. “Para quem tem o TEA, muitas vezes o simples ato de usar máscara é mais difícil, tornando-os mais suscetíveis à doença. Precisamos assim fortalecer a proteção deste grupo sendo importante que esta proposição receba apoio dos nobres pares”, diz.
Segundo o portal PEBMed, o transtorno do espectro do autista (TEA) é um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. Sua caracterização é feita pelos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, que compreendem dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e por interesses ou movimentos repetidos realizados pela pessoa. A gravidade é variável podendo haver peculiaridades de acordo com a subjetividade da pessoa. O prognóstico é de acordo com possíveis intervenções, por isso, profissionais e familiares devem estar preparados para realizar intervenções corretas objetivando autonomia.
O PL, que já tinha sido aprovado em primeira discussão na última segunda-feira, 7, foi aprovado em segunda discussão com 18 votos favoráveis e segue agora para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt.
Clique aqui para ler o PL completo
foto: CMPG