Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Vereadores aprovam moção de apelo para que Prefeitura mantenha UBS em Olarias

2022-05-11 às 16:25
Foto: Eduardo Vaz

Os vereadores de Ponta Grossa aprovaram, com 17 votos favoráveis, na sessão ordinária desta quarta-feira (11), a moção de apelo nº 200, de autoria do vereador Júlio Küller (MDB), para que a Prefeitura não encerre o atendimento à população na Unidade Básica de Saúde Sady Silveira, no bairro Olarias, para alocar o atendimento médico infantil no espaço.

Segundo os vereadores, a Prefeita Elizabeth marcou uma reunião com os parlamentares na próxima sexta-feira (13) para que sejam discutidas as ações implementadas na área da Saúde em Ponta Grossa. Küller (MDB) reflete que a medida é uma tentativa para conter o problema do atendimento médico infantil em Ponta Grossa, porém a população também necessita dos serviços prestados pela UBS. “Eu conheço esse histórico deles, o posto de saúde era uma casa, foi lutado por anos. Nós conquistamos o atendimento e nesse momento Olarias vai novamente para o sacrifício, para conter o problema geral do município. Isso não foi pensado antes, o povo de Olarias precisa de atendimento. Nessa moção nós mostramos o descontentamento de 12 mil pessoas que já sofrem há muitos anos”, destaca.

Isaías Salustiano (PSB) também se manifestou sobre a moção de apelo. “É nobre a demanda das crianças, mas temos que entender que a questão do atendimento nas UBS’s é muito importante. Penso será que não temos outra alternativa em relação a espaço para abrigar o PAI? Ainda não me convenci como cedemos um hospital tão importante do município para a Universidade sem garantir a continuidade do atendimento que era utilizado lá. Sou a favor da moção por entender que não devemos fechar a UBS, devemos criar alternativa de atendimento para as crianças”, comenta. Já o vereador Dr. Erick (PSDB) sugere que o problema na Saúde é reflexo de falta de planejamento. “Médico atende em qualquer lugar, eu faço esse trabalho diariamente, espaço físico não é problema, o problema é gestão, planejamento”, afirma.

Pacientes da UBS Sady Silveira estão sendo atendidos provisoriamente na vila Coronel Cláudio. (Foto: Eduardo Vaz)

Relembre o caso

Na última quarta-feira (4) a Prefeita Elizabeth Schmidt anunciou no programa Manhã Total, da rádio Lagoa Dourada FM, que irá implementar mudanças na Saúde do município a partir do dia 16, com a retomada do atendimento das crianças na UBS Sady Silveira, próximo à biblioteca municipal. A unidade, que se chamará ‘Centro de Atendimento da Criança’, deverá funcionar de forma integrada às UPAS e com o Hospital Materno Infantil, o que gera a divisão das responsabilidades entre o governo do Estado e a Prefeitura.

Elizabeth reconhece situação difícil na Saúde e promete reestruturação profunda: “Meu pedido de desculpas vai para todo mundo”