Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Wilson Picler revela regras de ouro para empresários de sucesso

2022-05-16 às 11:38
Foto: Rafael Guedes/D’Ponta News

O professor e presidente do Grupo Uninter, Wilson Picler, participou de entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM. Ele relembrou momentos marcantes da carreira e ainda revelou quais são as regras de ouro para empresários de sucesso.

Picler afirma que quando estava concluindo o curso de licenciatura em Física, na Universidade Federal do Paraná, sentiu vontade de fazer uma especialização em Metodologia da Ciência, porém o curso ainda não existia na região. “Então tivemos a ideia de montar o curso. Passei a conversar com alguns professores e me lembro o dia que eu fui conversar com o professor PHD em Filosofia, Alvino Mozart. Ele tirou da gaveta um papel em branco, um lápis e rabiscou o curso pra mim, com as matérias. Com aquele papel na mão, saí para dar continuidade àquilo que era um esboço. Saí trabalhando, contatando mais pessoas e aprimorando aquela proposta”, relembra.

Após buscar apoio, conquistou uma parceria em uma faculdade espírita. “Falei: professor, quero lançar esse curso, eu sou empreendedor, dou conta de fazer a propaganda, montar, não precisa pagar meu salário, só quero ter 30% do lucro. Ele fechou a parceria e assim fizemos o primeiro curso, foi um sucesso”, conta.

Regras de ouro

Para Wilson Picler, o primeiro passo para criar um negócio de sucesso é desenvolver um produto inovador, de grande interesse da sociedade. “Geralmente quando você atua em setores que estão muito explorados, a chance é pequena. Aí vem a inovação e a gente não consegue ensinar inovação, ela vai da criatividade, do senso de oportunidade de cada um”, revela.

A segunda regra de sucesso é prezar pela qualidade. “Na época contratei professores bons, as pessoas acreditaram em mim e me deram uma oportunidade. Você tem que inspirar confiança, é a forma de articular as ideias e de propor as coisas”, afirma.

Outra regra de ouro é ficar atento com os impostos. “Dando certo a qualidade, depois que você fez sucesso, o dinheiro está entrando, está pagando as dívidas e os compromissos e está sobrando dinheiro, cuidado porque não é lucro, você pode estar acumulando uma dívida com o governo. Tem que estar atento e fazer um bom planejamento tributário”, alerta.

Picler ainda destaca que um dos principais erros de quem tem um negócio que está dando certo é descapitalizar a empresa investindo em itens de luxo e deixando os impostos de lado. “Leve uma vida simples e invista na sua empresa, ela vai crescer”, conclui.

Hospital Universitário

Na última quinta-feira (12), Wilson Picler foi homenageado pelos 12 anos do Hospital Universitário de Ponta Grossa e em reconhecimento à destinação de R$ 13 milhões para o Hospital, no período em que foi deputado federal. “Assumi o compromisso de lutar por esse Hospital, para que ele fosse equipado. Naquele ano, em 2009, aconteceu do governo ter dificuldades no orçamento e não conseguir pagar as emendas dos deputados. Em 31 de dezembro eu estava lá em Brasília tratando desses assuntos e eu já sabia que eles não iriam ter como pagar e falei: ‘Se você atender este projeto você não precisa me pagar as emendas, eu me dou por atendido’. Então fizemos essa troca”, conta.

Ele ainda destaca que o projeto era de autoria do governador do Estado da época, através da Secretaria de Estado de Saúde. “A emenda não era minha, era do povo. O dinheiro é de vocês, a gente só trabalha. O deputado faz as coisas acontecerem. O que eu acho que eu tenho mérito nisso é que tinham 30 deputados do Paraná e por que só eu me interessei pelo Hospital de Ponta Grossa? É aí que está o mérito”, enfatiza.

Confira a entrevista na íntegra:

VEJA TAMBÉM

Wilson Picler é homenageado pelos 12 anos do Hospital Universitário

Fotos: Wilson Picler recebe título de cidadão honorário de Ponta Grossa