Sábado, 18 de Maio de 2024

Zonas eleitorais iniciam treinamento de presidentes de seção no Paraná

2022-08-30 às 13:37
Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (29), em Curitiba, o treinamento de presidentes de mesa para as eleições gerais deste ano. O curso aconteceu no Fórum Eleitoral da capital e reuniu três turmas ao longo do dia, cada uma com 40 participantes. A preparação está sendo realizada pelas zonas eleitorais de todo o estado durante o mês de setembro.

Os encontros presenciais voltados a presidentes de seção têm o objetivo de apresentar a urna eletrônica modelo 2020, que ainda não foi utilizada em eleições anteriores.

Além disso, todas e todos que vão prestar serviço à Justiça Eleitoral durante o pleito devem fazer o treinamento no aplicativo do mesário, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponível na Google Play e na App Store.

O treinamento

O formato do curso varia de acordo com a zona eleitoral, cada uma fará conforme as peculiaridades do local e com as informações que julgarem mais importantes. Porém, o conteúdo apresentado é o mesmo. O treinamento realizado nesta segunda foi promovido pela 145ª zona eleitoral.

Durante as duas horas que passaram em treinamento, presidentes de mesa assistiram, primeiro, a uma apresentação de slides com conteúdos específicos para a função, baseada no manual do mesário.

Em seguida foi realizada uma simulação completa do dia da eleição, desde o momento em que a urna é iniciada até o encerramento da votação.

do TRE