Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Nova orla de Pontal prevê sistema de drenagem robusto e ampliação da cobertura vegetal

2024-10-04 às 15:27
Foto: Divulgação/IAT-PR

A requalificação da Orla de Pontal do Paraná, no Litoral, trará benefícios para a região que vão além das melhorias nas estruturas de mobilidade e lazer, com impacto direto no meio ambiente. O projeto do Governo do Estado prevê o plantio de vegetação nativa na área de restinga, drenagem urbana e programas de monitoramento de fauna e flora ao longo dos 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas.

A obra, cujo edital de licitação foi publicado em 25 de setembro, será executada pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O orçamento detalhado do projeto é sigiloso, conforme a legislação.

A abertura de envelopes com as propostas está programada para ocorrer no dia 23 de dezembro, com início das obras previsto para o primeiro trimestre de 2025. O prazo de conclusão de 13 meses. “Assim como foi feito em Matinhos, chegou a vez da orla de Pontal do Paraná ser revitalizada. As melhorias dessa área serão uma moldura que vai complementar toda a beleza natural da região, que é uma verdadeira pérola do nosso Litoral”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Entre as ações ambientais planejadas está a arborização do entorno das novas estruturas para beneficiar a biodiversidade local, melhorar a qualidade do ar e reduzir o impacto das ilhas de calor na região. Ao todo, o reforço será de 2.430 plantas, entre espécies de árvores, arbustos e herbáceas.

Além disso, o projeto foi pensado para causar impactos mínimos na vegetação já existente. “Durante as fases da obra que envolvem intervenções na vegetação, todos os espécimes de flora nativa da restinga serão resgatados e conduzidos para espera e posterior replantio. Além disso, as novas passarelas foram planejadas para permitir o crescimento de espécies típicas da restinga embaixo e no entorno das estruturas”, explica o engenheiro da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, Rafael Portela.

Outro benefício das obras será a implementação de uma estrutura de microdrenagem robusta, capaz de minimizar alagamentos e a erosão do solo causados pela água da chuva. Serão instaladas galerias ao longo da Avenida Deputado Aníbal Khury, à beira-mar, que irão transportar a água para os canais de macrodrenagem existentes no município.

Por fim, a previsão é que, ao longo da revitalização, sejam executados uma série de programas ambientais com foco em monitorar e conscientizar a população sobre os impactos ambientais das obras. Eles incluem o afugentamento de forma segura de animais das áreas de intervenção para minimizar acidentes, a supervisão contínua da recomposição da flora, iniciativas de educação ambiental destinadas às comunidades locais e o monitoramento direto de espécies de fauna da região, com destaque para a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que é ameaçada de extinção.

As primeiras licenças ambientais necessárias para o início das obras já foram emitidas pelo IAT. A concepção do projeto é da Paraná Projetos, serviço autônomo ligado à Secretaria do Planejamento.

Os interessados em participar da licitação poderão acessar o edital na plataforma Compras Paraná. O processo de licitação será seguido por uma análise dos documentos apresentados pelas empresas concorrentes, visando a seleção da melhor proposta.

Obra

A nova orla de Pontal do Paraná será revitalizada ao longo de 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas. O projeto inclui melhorias significativas como novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Além disso, serão implementadas sinalizações, passarelas para pedestres e dispositivos de acessibilidade, todos com foco na valorização do espaço público e na promoção do turismo.

Essa ação faz parte de um esforço contínuo do governo estadual para modernizar a infraestrutura do Litoral, que já contabiliza investimentos de mais de R$ 1 bilhão desde 2019, entre a nova Orla de Matinhos, Ponte de Guaratuba e as duplicações entre Garuva e Guaratuba e Matinhos e Pontal de Leste, além da inclusão de trechos importantes de Paranaguá e outras cidades no pacote de concessões rodoviárias.

da AEN