Após votar, na manhã deste domingo (06), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou uma entrevista na qual falou sobre gratidão, relembrou seus mandatos e refletiu sobre o futuro da cidade.
“Gratidão ao povo de Londrina, foi um momento especial ter servido a população e a cidade que eu amo por quase oito anos. Meu mandato está chegando ao fim e eu tenho comigo que a missão foi cumprida. Londrina é hoje uma cidade que se transformou para melhor em todas as áreas. Somos a Prefeitura mais transparente do Brasil pelo sétimo ano seguido, temos contas equilibradas, obras e melhorias por toda a cidade”, destacou. Em complemento, Belinati apontou que foi “gratificante ter honrado a confiança que a população depositou, sendo o primeiro prefeito eleito em primeiro turno”.
Ao ser questionado sobre o que desejaria ter feito, o prefeito afirmou que queria ter realizado “muita coisa”. “Nós fizemos mais 1.200 km de recape asfáltico, mas tem muito mais para fazer. Por isso que eu falo que a cidade precisa continuar seguindo. O grande problema que aconteceu nos anos anteriores é que Londrina ficou praticamente 20 anos parada no tempo. Não tinha nada, não tinha merenda em escolas, não cortavam nem o mato nas escolas. Tinha um médico nas UPAs, hoje tem 10. O que eu quero dizer é que a cidade precisa continuar caminhando nesse ritmo porque sempre tem muita coisa que precisa ser feita”, reflete.
Pandemia
Belinati também foi perguntado sobre como foi ser gestor durante os anos em que a Covid-19 atingiu o município. Em resposta, afirmou que foi um período muito duro: “Um momento muito triste, perdemos aproximadamente 2.500 londrinenses, que foram detectados com Covid. Como médico, creio que eu estava no lugar certo e na hora certa. Posso dizer a todos que me dediquei não só na pandemia, mas em todos esses oito anos, de alma e coração a construir uma cidade melhor”.
Futuro
Com o fim de seu mandato se aproximando, Belinati afirma que voltará a a atuar como médico. “Ano que vem eu volto para a medicina e é esse meu foco agora”, apontou.
Já sobre a possibilidade de segundo turno para as eleições municipais de 2024, Belinati afirma que o município precisa debater melhor as propostas e os candidatos. “O segundo turno é importante para que haja uma discussão efetiva da cidade, para que se compare os currículos e histórico”, detalha. Como conselho para o próximo prefeito, ele aponta: “Tem que ter vontade, sangue no olho, porque cada dia é matar sete leões. Aparecem três, quatro, cinco problemas emergenciais que você precisa resolver. Tem que ter ânimo. Não adianta querer ser prefeito para ser brinquedo ou por projeto político pessoal. Você tem que ser prefeito para se dedica e servir ao povo de Londrina”.