Todos os anos, durante o Festival de Dança, a comunidade tem a chance de conferir o trabalho de grupos formados por dançarinos e performers londrinenses ou aqui radicados, independentes ou amadores, escolas de dança e projetos socioeducativos da cidade. É a mostra local “Dança Londrina”, que acontece nesta segunda-feira (9), às 20h, no palco do Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). As apresentações, de até cinco minutos, seguem os mais variados estilos, do street dance ao balé clássico, do contemporâneo às danças tradicionais, do jazz às modalidades de salão, além de trabalhos teatrais e performativos, e funcionam como vitrine para a produção londrinense.
Nesta edição, participam do “Dança Londrina” dezoito trabalhos, a maioria deles filiados à linguagem da dança contemporânea. Dentre os artistas estão os grupos: Lua e Lena, Jeálys, Hygge, On Fire, A Própria Cia de Dança, Compasso da Dança, Escola Municipal de Dança de Londrina, Iana Leão Ballet, Cia de Dança Carol Aleixo, Gesto’s Ballet, Cia Nádia Essada Escola de Dança e Ballet Art. Todos participaram de seleção e enviaram os trabalhos para o Festival por meio do seu site oficial. As inscrições estiveram abertas até a véspera da abertura do evento, dia 6.
Os ingressos para a apresentação estão a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro Ouro Verde, a partir das 16h.
Volta às origens – Com esta programação, o Festival resgata sua origem, há mais de duas décadas, quando nasceu sob o formato de “Tardes de Dança” e “Mostra Estímulo”, nas quais artistas e grupos da região apresentavam seus trabalhos e trocavam conhecimentos. O evento cresceu, mas a mostra local continua presente como forma de garantir a visibilidade dos projetos e permitir a troca de experiências entre os participantes. Para o público, é uma chance de prestigiar trabalhos já reverenciados ou desconhecidos, de aplaudi-los e de se surpreender com a versatilidade de modalidades aqui praticadas. Para professores e profissionais de fora, que estão na cidade para o evento, é uma oportunidade de conhecerem os talentos da terra.
Realização – O Festival de Dança de Londrina 2023 é uma realização da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná (APD) e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Conta com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com o apoio cultural da Rádio UEL FM.
da assessoria