Durante o mês de novembro, Londrina continuou com a forte tendência de geração de empregos observada no decorrer de 2023. Conforme os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade registrou 8.390 admissões e 7.334 desligamentos, o que corresponde a um saldo positivo de 1.056 postos de trabalho.
Entre os principais destaques do período estão os setores de serviços, com aumento de 733 postos, e o comércio, que contabilizou 313 novos empregos. Já os segmentos de construção e da indústria tiveram aumentos mais discretos de, respectivamente, 24 e 11 postos.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, frisou que, entre janeiro e novembro de 2023, Londrina teve 11 meses de resultados positivos referentes ao mercado de trabalho.
“Neste último mês, o setor de serviços continuou puxando os números para cima, dessa vez com um resultado bastante importante relativo à contratação de mão de obra terceirizada, seguido pelo comércio, que também apresentou dados bastante significativos. Os segmentos varejistas de calçados e vestuário se destacaram, assim como o de peças automotivas. Já os resultados da construção civil e da indústria, mesmo tendo sido positivos, foram mais acanhados, até porque os projetos dão uma parada nesse período do ano, mas o importante é dizer que nós tivemos 11 meses de números positivos e saldos importantíssimos”, salientou.
Conforme Santos, o bom desempenho do ecossistema de empregabilidade da cidade se deve à união do setor produtivo, das organizações sociais, das empresas e da Prefeitura, bastante fomentada pela gestão atual.
“Destaco ainda que, para aquelas pessoas que quiserem começar 2024 com um trabalho novo, a Secretaria do Trabalho está divulgando um grande número de oportunidades. É só agendar o nosso atendimento on-line ou presencial, através do nosso site. Algumas oportunidades nem exigem experiência prévia, mas é óbvio que quanto mais o trabalhador se qualificar, maior a possibilidade dele de conseguir um emprego. Desejo a todos um Feliz Ano Novo, e esperamos continuar com esses números positivos em 2024, trazendo dignidade para as pessoas através do trabalho”, afirmou.
da assessoria