Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Mundo

Congresso do Peru derruba presidente José Jerí após quatro meses; ele é o oitavo em 8 anos

Presidente caiu em decorrência de um escândalo envolvendo encontros não divulgados com um empresário chinês

há 2 horas

Carlos Solek

Congresso do Peru derruba presidente José Jerí após quatro meses; ele é o oitavo em 8 anos
Foto: APF
Publicidade

O Congresso do Peru destituiu, nesta terça-feira (17), o presidente José Jeri, após apenas quatro meses no cargo, em decorrência de um escândalo envolvendo encontros não divulgados com um empresário chinês, dando continuidade à rotatividade de líderes no país sul-americano.

Jeri foi destituído por maioria simples em uma moção de censura. Foram 75 votos a favor, 24 contrários e três abstenções. “A mesa diretiva declara a vaga do cargo de presidente do Congresso da República e, em consequência, encontra-se vago o cargo de presidente da República”, disse Fernando Rospigliosi, encargado titular do Congresso.

Com a medida, o sucessor de Jeri se tornará o oitavo presidente do país andino em oito anos. Desde 2018, já governaram o país: Pedro Pablo Kuczynski, Martin Vizcarra, Manuel Merino, Francisco Sagasti, Pedro Castillo e Dina Baluarte, além de Jerí.

De acordo com a CNN Brasil, ao contrário do impeachment, que exige uma supermaioria de 87 votos no legislativo composto por 130 membros, a censura requer uma maioria simples de 66 votos ou menos, caso haja menos parlamentares presentes.

José Jeri e os aliados argumentaram que ele deveria enfrentar um julgamento de impeachment e não uma censura, mas que respeitariam o resultado da votação de censura.

Agora, os porta-vozes das bancadas se reunirão para definir uma lista de candidatos à presidência do Congresso, para uma votação legislativa daquele que salvará o próximo presidente interno.

Compartilhe:

Leia também

Líder supremo do Irã ameaça afundar porta-aviões dos Estados Unidos em caso de ataqueO aiatolá declarou que os EUA não conseguirão derrubar a República Islâmica durante discurso em Teerã
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Ricardo Lustosa Ribas, 154 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84.040-140

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia