há 2 dias
Carlos Solek

Relatos de disparos de arma de fogo nas proximidades do Palácio de Miraflores, sede do governo da Venezuela, provocaram tensão na noite desta segunda-feira (05), em Caracas.
De acordo o canal de notícias Times Brasil CNBC, moradores da capital venezuelana afirmaram ter ouvido diversos tiros por volta das 20h. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o palácio presidencial sem iluminação, enquanto sons de rajadas são ouvidos e pontos luminosos no céu sugerem o uso de balas traçantes. Testemunhas também relataram grande movimentação de forças de segurança na região.
O incidente durou cerca de um minuto e foi rapidamente controlado. No entanto, a falta inicial de esclarecimentos oficiais favoreceu a disseminação de especulações, incluindo rumores sobre uma possível tentativa de golpe contra o novo governo interino.
No entanto, segundo a agência AFP, os disparos teriam sido resultado de uma falha de comunicação entre órgãos de segurança do próprio governo venezuelano. Informações indicam que o Corpo de Investigações Científicas, Criminais e Forenses (CICPC) utilizou drones na área sem aviso prévio à equipe responsável pela segurança do Palácio de Miraflores.
Os equipamentos teriam sido interpretados como uma ameaça, levando os agentes que atuam na proteção da sede do Executivo a reagirem com disparos. O governo venezuelano, que está sob comando da vice-presidente do país, Delcy Rodriguez, não se pronunciou até o momento.