há 5 horas
Publicado por Gabriel Aparecido

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta terça-feira (17) que os Estados Unidos não conseguirão derrubar a República Islâmica e fez uma ameaça direta à presença militar norte-americana próxima ao território iraniano. A fala foi dita durante um discurso em uma audiência, em Teerã.
De acordo com informações do Metropoles, Khamenei criticou as declarações e a retórica militar de Washington. “O presidente dos EUA diz que seu Exército é o mais forte do mundo, mas até o mais forte dos exércitos pode receber um golpe tão duro que não consiga mais se levantar”, afirmou.
Em outro momento, o líder iraniano acrescentou que o verdadeiro perigo não está no porta-aviões em si, mas nas armas capazes de enviá-lo “ao fundo do mar”. As declarações ocorrem em meio ao aumento das tensões na região e à presença ampliada de forças navais norte-americanas próximas ao território iraniano.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, se encontrou com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Grossi, nessa segunda-feira (16), em Genebra, na Suíça. A reunião acontece antes do encontro de representantes dos Estados Unidos e do Irã, nesta terça-feira (17), onde será discutido o programa nuclear iraniano.
EUA e Irã buscam resolver impasses do programa nuclear do país por vias diplomáticas. O último dia 6 marcou o encontro mais recente nas mesas de negociações de Washington e Teerã, na capital de Omã. Os representantes concordaram em prosseguir as discussões sobre o programa nuclear do país.