há 5 horas
Amanda Martins

A Ucrânia afirmou nesta terça-feira (25) que as delegações envolvidas nas negociações de paz chegaram a um “entendimento comum” sobre os principais termos do acordo discutido com os Estados Unidos e a Rússia. Segundo o governo ucraniano, ainda restam “alguns detalhes” a serem ajustados antes da fase final do processo.
Segundo informações do portal Metrópoles, o anúncio foi feito pelo secretário de segurança nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, em publicação na rede social X. Ele afirmou que os avanços ocorreram durante as discussões realizadas em Genebra, onde os representantes dos três países teriam alinhado os pontos centrais do acordo.
Umerov também confirmou que Kiev trabalha para organizar uma visita do presidente Volodymyr Zelensky aos Estados Unidos. A expectativa do governo ucraniano é concluir as tratativas diretamente com o presidente Donald Trump.
“Agora contamos com o apoio de nossos parceiros europeus em nossos próximos passos”, escreveu o secretário. Segundo ele, a visita de Zelensky aos EUA deve servir para “concluir as etapas finais e fechar um acordo com o presidente (Donald) Trump”.