há 2 horas
Publicado por Lucas Ribeiro

O ato “Acorda Brasil Paraná – Caminhada pela Liberdade” termina nesta quinta-feira (19), após seis dias de mobilização durante o feriado de Carnaval. A caminhada começou na manhã do sábado (14), na Ponte Rio Saí-Guaçu, em Balneário Coroados, na divisa entre Paraná e Santa Catarina. O grupo subiu a Serra do Mar com apoio de motociclistas e, na sequência, seguiu a pé pela BR-116. A expectativa é que os participantes cheguem à divisa com São Paulo ainda no fim do dia. As informações são da Ric.com, parceira do D´Ponta News.
Participam da caminhada a pré-candidata ao Senado pelo Paraná, Cristina Graeml (União), o deputado estadual Delegado Tito Barichello (União) e a vereadora de Curitiba Delegada Tathiana Guzella (União), além de apoiadores de diversas regiões do estado.
Respondendo às críticas nas redes sociais sobre o baixo número de participantes na caminhada, Cristina afirmou que o mais importante não é a quantidade de pessoas, mas o propósito do ato. Ela também destacou que o grupo tem recebido apoio ao longo do trajeto.
O ato Acorda Brasil Paraná é apresentado como uma continuação da mobilização liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) que partiu de Minas Gerais com destino a Brasília, em janeiro, para pedir anistia aos envolvidos nos atos golpista de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com os organizadores, após o ato na capital federal, lideranças políticas do Rio Grande do Sul iniciaram caminhada até a divisa com Santa Catarina, onde bandeiras estaduais e do Brasil foram repassadas a parlamentares catarinenses. Em seguida, o trajeto foi estendido até a divisa com o Paraná, onde ocorreu nova entrega simbólica das bandeiras, marcando o início da etapa paranaense.