há 2 horas
Heryvelton Martins

O avanço da digitalização trouxe facilidades, mas também abriu portas para fraudes sofisticadas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta nacional sobre um golpe que atinge motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. Em 2026, a prática criminosa tem feito vítimas ao cobrar multas inexistentes sob ameaça de suspensão do direito de dirigir.
Os golpistas entram em contato com as vítimas por meio de e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. Para dar veracidade à fraude, eles utilizam dados reais dos condutores, como nome completo e número do documento.
Cobrança Falsa: É enviado um boleto com código de barras que direciona o dinheiro para contas de terceiros, sem qualquer ligação com órgãos oficiais.
Pressão Psicológica: As mensagens afirmam que, se o pagamento não for imediato, a CNH será suspensa.
Se você acreditar na mensagem e pagar o boleto falso, você perderá dinheiro para criminosos. Além disso, como a multa real (se existir) continuará em aberto no sistema do governo, o acúmulo de pontos ou o não pagamento de débitos oficiais pode, futuramente, levar à suspensão do seu direito de dirigir pelos meios legais.
Para não cair em ciladas, o motorista deve ficar atento às normas oficiais:
Meios Oficiais: A PRF não envia boletos ou notificações por meios digitais. As autuações chegam exclusivamente via Correios para o endereço cadastrado na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Atenção a Links: Jamais clique em anexo ou links de e-mails suspeitos.
Verificação: Em caso de dúvida sobre a existência de infrações, consulte o site oficial do Detran ou utilize o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.