{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Com queda de 24%, Paraná atinge o menor número de homicídios da história

Em 2025, 164 municípios do estado não registraram homicídios dolosos, e 99 tiveram apenas um caso

há uma hora

AEN

Com queda de 24%, Paraná atinge o menor número de homicídios da história
Foto: Reprodução
Publicidade

O Paraná alcançou em 2025 a menor taxa de homicídios dolosos de toda a série histórica, com um índice de 9,9 casos para cada 100 mil habitantes, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública divulgados nesta terça-feira (27). Pela primeira vez o Paraná chega a uma taxa de apenas um dígito, seguindo uma tendência de queda resultante de investimentos recordes do Governo do Estado e planejamento, inteligência e mobilização das forças policiais.

Esse número fica bem abaixo do índice nacional apontado no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp), que é de 14,62. Isso significa que o índice do Paraná é 33% menor do que na média nacional. Nos cálculos do Sinesp, o indicador do Paraná é ainda melhor: 9,81. A diferença é que o Sinesp usa a base populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Sesp utiliza os números do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

A redução do número de homicídios registrada em 2025, no comparativo com 2024, foi de 24%. Essa diminuição significa 371 vidas preservadas e consolida o Estado como referência nacional em segurança pública, mesmo após 2024 já ter registrado o menor índice desde o início da série, em 2007.

Foram contabilizados 1.183 homicídios dolosos em 2025, contra 1.554 ocorrências em 2024. O desempenho é ainda mais expressivo quando comparado a 2018, ano em que foram registrados 1.955 homicídios dolosos, o que representa uma redução de 40%.

A diminuição dos homicídios dolosos, crimes em que há intenção de matar, ocorre de forma contínua ao longo dos últimos anos. Em 2018, o Paraná registrou 1.955 casos; em 2023, foram 1.756 ocorrências; em 2024, 1.554; até chegar aos 1.183 registros em 2025, consolidando uma trajetória consistente de queda.

O avanço também é refletido na distribuição dos crimes pelo território paranaense: 164 municípios não registraram nenhum homicídio doloso em 2025, o equivalente a 40% dos 399 municípios do Estado. Outros 99 municípios tiveram apenas uma ocorrência, enquanto 96 municípios registraram dois homicídios ao longo de todo o ano, demonstrando a ampliação da segurança em diversas regiões.

“Esse novo panorama é resultado de muito trabalho e investimento, com a segurança pública sendo colocada como prioridade. Com mais estrutura, equipamentos e a integração das forças policiais, estamos oferecendo às pessoas cada vez mais um Estado seguro para se viver", afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Compartilhe:

Leia também

Detran afirma que exames para a CNH não terão alterações no ParanáOutros estados da federação haviam anunciado mudanças nos testes, como a dispensa da obrigatoriedade da prova de baliza, por exemplo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia