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AEN
O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, arrematou o Lote 4 das concessões rodoviárias do Paraná em leilão realizado nesta quinta-feira (23) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O grupo, que já administra os Lotes 2 e 6, venceu o certame ao propor um desconto de 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio.
O contrato abrange 627,52 quilômetros de rodovias estratégicas que ligam Cornélio Procópio a Guaíra e Maringá a Nova Londrina, impactando 33 municípios. A previsão é de que R$ 18 bilhões sejam investidos em obras de ampliação, melhorias e manutenção ao longo dos 30 anos de concessão. Além disso, o desconto expressivo de 21,30% resultou em um aporte obrigatório de R$ 358.215.304,79, valor que poderá ser destinado a futuros investimentos.
O leilão do Lote 4 foi o penúltimo do pacote de seis lotes que totalizam 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais. O último, o Lote 5, está agendado para o dia 30 de outubro.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o modelo de concessões deu certo, resultando em "grandes descontos para o povo do Paraná". Ele lembrou que o pedágio foi, por muito tempo, uma "grande chaga" no Estado, com tarifas altas e poucas obras. Com o novo modelo, "no primeiro ano dos dois primeiros lotes, já temos mais de R$ 2 bilhões em obras acontecendo", projetando R$ 60 bilhões em investimentos nos próximos sete anos. O ministro dos Transportes, Renan Filho, parabenizou o Governo do Paraná por um modelo inovador que já é replicado por outros estados. Ele ressaltou que, enquanto o antigo programa de concessões somou R$ 7 bilhões em investimentos, os seis novos lotes totalizarão R$ 96 bilhões, o que é "a maior agenda de infraestrutura da história do Paraná".
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o modelo se consolidou como "referência nacional", garantindo "tarifas menores e grandes obras".
O novo contrato beneficiará regiões estratégicas para o escoamento de produtos da agricultura, pecuária e indústria. Entre as obras previstas no Lote 4 estão:
Duplicação de 231,96 quilômetros de rodovias.
Implantação de 87,11 km de faixas adicionais.
Construção de contornos rodoviários em Nova Londrina e Itaúna do Sul.
Implantação de 39,59 km de vias marginais e 33,92 km de ciclovias.
Construção de 39 passarelas para pedestres.
O projeto prevê ainda outros benefícios aos motoristas, como desconto de 5% para usuários de cobrança automática por tag e o Desconto de Usuário Frequente (DUF).