há 2 horas
Amanda Martins

Dados preliminares do IPVA de 2026 indicam que a redução da alíquota do imposto no Paraná teve impacto direto no comportamento dos contribuintes, com aumento significativo nos pagamentos à vista. Segundo informações do portal Ric, 32,6% dos 4 milhões e 190 mil veículos tributados quitaram o imposto em parcela única neste ano, o que representou uma arrecadação de R$ 1,72 bilhão.
Em comparação, em 2025, cerca de 27% dos proprietários optaram pelo pagamento à vista. A alíquota do IPVA no estado caiu de 3,5% para 1,9%, medida que, de acordo com o governo, incentivou a antecipação dos pagamentos, somada ao desconto adicional de 6% concedido para quem escolheu a cota única. O imposto também pode ser parcelado em até cinco vezes.
Para o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, o número é expressivo. “À vista houve pagamento de cerca de 33% da frota”, afirmou. Segundo ele, a estratégia do governo busca aliviar a carga tributária e, ao mesmo tempo, antecipar a entrada de recursos no caixa estadual.
A Secretaria da Fazenda informou ainda que acompanha a situação dos contribuintes que não efetuaram nenhum pagamento até o momento e avalia que os dados consolidados dos próximos meses devem confirmar a tendência de maior arrecadação. Parte dos recursos arrecadados com o IPVA será repassada aos municípios paranaenses.
Outro reflexo apontado pelo Governo do Paraná é o aumento no número de emplacamentos de veículos. De acordo com dados oficiais, houve crescimento de 42% nos registros, com 406 mil novos veículos, o que representa cerca de 120 mil a mais em relação a 2024. A expectativa é que o impacto seja ainda mais significativo ao longo de 2026, quando a redução do imposto estará em vigor durante todo o ano.