há uma hora
Publicado por Gabriel Aparecido

Foi sancionada, nesta sexta-feira (05), a Lei nº 22.859/2025 que prevê a incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A junção dos portfólios irá incorporar cinco cursos de graduação ofertados de modo presencial, com cerca de 40 vagas por ano em cada. O Governo do Estado prevê que, com a junção, a região possa se tornar um polo de formação universitária e pesquisa.
Os cursos que serão ofertados são: Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia. Informações sobre o vestibular serão divulgadas posteriormente pela Unespar. Os demais cursos de graduação presenciais ofertados atualmente pela Uniuv serão desativados de forma gradativa, garantindo aos alunos matriculados o direito de concluir suas formações. Entre eles estão Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Publicidade e Propaganda.
Para chegar a essa proposta, foram realizados estudos técnicos considerando aspectos como demanda pelos cursos, orçamento, estrutura patrimonial, impactos sociais e pedagógicos. Os estudos foram realizados com base na Lei Geral das Universidades (Lei nº 20.933/2021), que define os parâmetros para a expansão e reorganização das instituições estaduais de ensino superior.
Atualmente, o quadro docente da Uniuv é composto por 66 professores, que serão cedidos para a Unespar, com ônus para a universidade estadual, por até 17 anos, conforme a desativação progressiva de parte dos cursos. A Unespar também assumirá a infraestrutura física, equipamentos e materiais do Centro Universitário. O patrimônio incorporado está avaliado em R$ 84,1 milhões, incluindo terrenos e edificações.
O campus de União da Vitória da Unespar conta atualmente com 11 cursos de graduação, dois cursos de mestrado, 110 professores, sendo 72 efetivos e 38 temporários, e 39 agentes universitários.
Com informações da Agência Estadual de Notícias