há uma hora
Publicado por Gabriel Aparecido

A Prefeitura de Castro irá inaugurar, nesta segunda-feira (08), o Centro Educacional Especializado Primeira Infância Professora Edite de Fátima Tobias. O espaço conta com um investimento de R$ 840 mil, exclusivamente da Secretaria de Municipal de Educação. O Centro tem o objetivo de fortalecer o atendimento pedagógico de crianças neurodivergentes matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
O espaço fica na rua Professora Maria Helvina Carneiro de Melo, na Vila Rio Branco, com as suas atividades programadas para acontecer no retorno das aulas de 2026. Com estrutura reformada e novos equipamentos, busca oferecer um atendimento individualizado à cada criança, com abordagens lúdicas e especializadas.
O Centro conta com quatro ambientes especializados em 125 m²: a Sala Multidisciplinar IUP6D, a Sala de Recurso Multifuncional, a Sala Psicopedagógica e o Espaço Simbólico. Ao todo, 72 crianças com laudo médico serão atendidas inicialmente, seguindo um cronograma organizado. Cada sessão terá duração média de 40 minutos, conduzida por professoras com formação em Educação Especial.
A secretária municipal de Educação, Luciane Farias, destaca o caráter inovador e acolhedor do projeto. “Esse espaço foi projetado carinhosamente para ser lúdico e inclusivo. É uma estrutura moderna, pensada para as crianças com transtorno, especialmente as do espectro autista. Uma oportunidade de desenvolvimento com acompanhamento especializado.”
Do lado externo, o Centro também recebeu atenção especial, um parquinho e um piso emborrachado que será instalado na sequência, garantindo segurança e estímulo ao movimento.
Vivian Katzenwadel, diretora do CEEPI, ressalta que a proposta do Centro é complementar o trabalho já desenvolvido nos Cmeis. “São quatro salas especiais. Em uma delas, trabalhamos diretamente os sentidos da criança: aspectos sensoriais, movimento, sequência de cores, sons e situações do cotidiano, como noções de tempo e de sua rotina. Tudo é pensado para que elas desenvolvam habilidades que precisam dominar nesta fase.”
Os profissionais que atuarão no local têm formação em Educação Especial e especializações em áreas correlatas. Eles também receberam treinamentos específicos da empresa Neurobrinq, responsável por parte dos equipamentos instalados na Sala Multidisciplinar IUP6D.
Com piscina de bolinhas, telão, efeitos luminosos e um ambiente teatralizado, a sala utiliza tecnologia avançada e até um assistente virtual. A proposta é transformar o ambiente em uma verdadeira “fábrica de estímulos”, capaz de alterar clima, cores, sons e sensações por meio de tecnologia baseada na internet das coisas. “Temos equipamentos que permitem estimular visão, audição, olfato, tato, paladar, equilíbrio e movimento para promover a aprendizagem. Vai muito além de uma sala sensorial ou multisensorial”, explica Marley, instrutora da Neurobrinq.
A Sala Multidisciplinar IUP6D foi desenvolvida para oferecer estímulos programados que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial das crianças. Games, músicas, luzes, aromas e diferentes sensações fazem parte da experiência pedagógica que será conduzida pelas professoras especializadas.
Com a criação do Centro Educacional Especializado Primeira Infância Professora Edite de Fátima Tobias, Castro reforça seu compromisso com uma educação mais inclusiva, estruturada e sensível às necessidades da primeira infância. “O espaço passa a integrar a rede municipal como referência no atendimento especializado e no cuidado com o desenvolvimento das crianças”, reforça a secretária Luciane.
Edite de Fátima Tobias, que dá nome ao novo espaço, nasceu em 1957, foi professora da rede municipal de Castro por mais de 30 anos e deixou uma marca de humildade, alegria e amor à profissão e às crianças. Morreu em 2015, aos 58 anos, vítima de um infarto.
Com informações da assessoria