há 2 horas
Lucas Ribeiro

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL/PR), Sandro Alex, assinaram a ordem de serviço para a realização da “fase 1” das obras de pavimentação da Estrada Arichernes Carlos Gobbo, popularmente conhecida como Estrada do Alagados. A assinatura ocorreu durante evento realizado na manhã desta terça-feira (10), no Núcleo San Martin, no ponto inicial dos trabalhos.
Com a assinatura da ordem de serviço, realizada em conjunto com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, e com Maurício Michel Hayar, presidente da Arena Participações Societárias LTDA, empresa vencedora da licitação das obras, a empresa poderá agora iniciar os trabalhos de pavimentação, que se estendem até a Ponte do Rio São Jorge. Trata-se de um trecho de pouco mais de cinco quilômetros, com investimento de R$ 9,5 milhões, recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, além de contrapartida da Prefeitura de Ponta Grossa.
A obra retoma o cronograma após entraves registrados anteriormente. Em 2024, a empresa inicialmente contratada foi desclassificada por descumprimento contratual e atrasos na execução, o que resultou na aplicação de penalidades administrativas e na necessidade de novo encaminhamento para garantir a continuidade do projeto.
Ao D’Ponta News, a prefeita Elizabeth, que anunciou o desenvolvimento do projeto, o qual irá integrar a terceira fase de pavimentação da Estrada do Alagados, destacou que a pavimentação do trecho deve beneficiar não somente a população local, mas também o agronegócio e o turismo em Ponta Grossa.
"Aqui é o caminho do agro. Tudo passa por aqui, assim como os turistas e também os empreendedores que poderão investir nesta estrada. É uma região com muitos atrativos turísticos, então será benéfica para toda a cidade de Ponta Grossa", destacou Elizabeth.
O secretário Sandro Alex ressaltou que a pavimentação da estrada é uma demanda histórica que agora começa a ser atendida por meio de uma parceria entre o Governo do Paraná, sob a gestão do governador Ratinho Junior (PSD), e a Prefeitura de Ponta Grossa. O secretário também mencionou os entraves enfrentados anteriormente e afirmou que, com a nova empresa contratada, a expectativa é de avanço no cronograma das obras.
“Essa é uma obra estratégica e só está acontecendo porque existe parceria e apoio do Governo do Estado ao município. O governador Ratinho Júnior garantiu os recursos, e nós estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura para que a obra avance com responsabilidade e agilidade. É um investimento importante para o desenvolvimento da região e um compromisso que estamos cumprindo com a população”, afirmou Sandro Alex.

O projeto integra um conjunto mais amplo de investimentos na região dos Alagados. O segundo trecho da pavimentação, que deverá ligar o Rio São Jorge até a região da Ponte Preta, na divisa com Carambeí, já conta com encaminhamentos junto ao Governo do Estado e aguarda apenas a abertura do processo licitatório para a definição da empresa responsável pela execução da obra.
Já a terceira etapa engloba a derivação da estrada em direção à Ponte Preta e à Vila Ernestina. O projeto, conforme detalhou Honesko, está em fase final de desenvolvimento e deve girar em torno de R$ 7 milhões em investimentos.
Além da prefeita Elizabeth Schmidt e do secretário Sandro Alex, participaram do evento o secretário municipal Luiz Henrique Honesko; o deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos); os vereadores Pastor Ezequiel (DC), Maurício Silva (PSD), Paulo Balansin (União), Fábio Silva (Podemos) e Florenal (Podemos).
Também estiveram presentes o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), Rafael Mansani; líderes comunitários; secretários municipais; membros da sociedade civil; e moradores do Núcleo San Martin.