há 2 horas
Heryvelton Martins

A multinacional Cargill anunciou, nesta terça-feira (10) em resposta ao D'Ponta News, o encerramento das atividades de sua unidade de manufatura Bioindustrial em Ponta Grossa. A decisão, tomada após análise estratégica da companhia, impacta diretamente a planta local, mas não altera o funcionamento das demais operações que a empresa mantém no município. A única planta que vai fechar é a 'CIS - Cargill Industrial Specialties' na Rua Ana Scremin, região do Cará-Cará.
As outras operações da Cargill no município seguem funcionando normalmente e não foram afetadas por esta decisão.
Em nota oficial, a Cargill informou que o processo de transição será conduzido em conjunto com os atuais clientes para minimizar impactos no atendimento. Sobre o desligamento de colaboradores, a gigante do setor alimentício e industrial afirmou que está trabalhando com as equipes afetadas e que o processo será realizado de forma respeitosa e profissional.
A unidade Bioindustrial da Cargill em Ponta Grossa era dedicada à manufatura de produtos que transformam matérias-primas agrícolas em soluções para diversos setores industriais. Diferente da unidade de processamento de grãos para alimentos, o setor bioindustrial foca em:
Soluções Químicas: Desenvolvimento de componentes para a fabricação de lubrificantes, tintas e plásticos de base renovável.
Aplicações Industriais: Transformação de óleos vegetais em produtos para indústrias que buscam alternativas sustentáveis ao petróleo.
Inovação: Criação de insumos para os mercados de higiene, limpeza e cuidados pessoais.
A Cargill é uma multinacional de capital privado, com sede nos Estados Unidos, que atua como uma das maiores empresas do mundo no setor de alimentos, agricultura, indústria e serviços financeiros. Fundada em 1865, a companhia está presente em 70 países e emprega cerca de 155 mil funcionários globalmente.
No Brasil, a empresa opera desde 1965 e é uma das maiores indústrias alimentícias do país, contando com aproximadamente 11 mil colaboradores.
"Após ampla consideração e análise, a Cargill tomou a decisão de encerrar sua unidade de manufatura Bioindustrial em Ponta Grossa, Brasil, em 10 de fevereiro. A Cargill trabalhará em conjunto com os clientes atuais ao longo dessa transição, com o objetivo de atender da melhor forma possível às suas necessidades.
O impacto dessa decisão sobre nossas pessoas não é tratado de forma leviana. A Cargill está comprometida em conduzir todos os assuntos relacionados aos funcionários afetados pelo fechamento da unidade de maneira respeitosa e profissional. Estamos trabalhando com nossos colaboradores ao longo de todo o processo de transição.
As demais operações da Cargill na cidade de Ponta Grossa permanecem inalteradas."