há 3 horas
Heryvelton Martins
Um incêndio em um reator na subestação de Bateias, em Campo Largo, no Paraná, ocorrido na madrugada desta terça-feira (14), causou o desligamento total da subestação e provocou um apagão que atingiu praticamente todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. O incêndio desligou a subestação de 500 kV, responsável pela transmissão de grande volume de energia, desconectando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste e gerando uma contingência severa no sistema elétrico nacional. Para evitar uma interrupção maior, houve um corte programado e controlado de carga em vários estados.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia informaram que, assim que identificaram o problema, começaram a restabelecer a energia controladamente, com a normalização ocorrendo até cerca de 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e até 2h30 na região Sul. A falha foi caracterizada como um problema elétrico pontual, não por falta de energia ou de planejamento, já que o Brasil possui energia disponível, mas houve um problema na infraestrutura que transmite essa energia.
Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviou equipes para inspeção da subestação a fim de identificar as causas exatas do incêndio. O ministério está organizando uma reunião para analisar o incidente e produzir um relatório sobre a perturbação no sistema. O impacto do apagão foi grande, afetando milhões de consumidores em diversos estados, com interrupção momentânea do fornecimento, apesar do rápido restabelecimento.