há uma hora
Edilson Kernicki

A comitiva do Governo Federal, liderada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chegou ao município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), neste sábado (8). A ida à cidade foi motivada a fim de avaliar os estragos causados pelo tornado, que castigou o município, que ficou 90% destruído. O Estado do Paraná decretou calamidade pública e luto oficial de três dias devido às mortes ocasionadas pela catástrofe. Cinco mortes foram confirmadas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
Gleisi e demais ministros foram recebidos pelo prefeito Sezar Bovino que, na manhã de hoje, chorou ao relatar a destruição e disse estar sem rumo. Acompanham Gleisi e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Armin Braun.
Equipes da Defesa Civil especializadas em Socorro e Ajuda Humanitária e em Reconstrução completam a comitiva, que tem a missão de levar apoio do governo federal às vítimas do tornado que atingiu cidades região, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com a SRI e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo apoio seja levado à população atingida.