há 2 horas
Assessoria

A Sanepar concluiu a instalação de geradores de energia em três unidades do sistema produtor de água de Rio Bonito do Iguaçu. A operação do sistema está sendo retomada no início da tarde deste sábado (8), gradativamente, ainda considerando os grandes danos estruturais na cidade.
A Companhia manterá no município três caminhões-pipa e duas carretas de água potável que seguem sendo carregadas em Laranjeiras do Sul; o volume de água transportado vai contribuir para a recuperação do sistema e no atendimento de instituições de serviços essenciais.
Plano de Ação
Foram colocados em operação dois geradores nas captações do Rio do Banho e Açude Tamanduá por volta das 10 horas da manhã. Mais um gerador foi instalado na estação de tratamento de água, que começou a ser operada por volta das 12h30. A Copel conseguiu restabelecer energia no poço que completa o sistema produtor.
Dezenas de empregados, entre operadores, técnicos e engenheiros, estão em campo para pensar e colocar em prática o plano de ações contingenciais, com equipamentos e componentes hidráulicos vindos de diferentes cidades do estado para viabilizar a retomada total do sistema.
Suporte tático
Centenas de bombeiros, profissionais de saúde, técnicos da Copel, Sanepar e prefeitura municipal trabalham na busca de vítimas, recuperação de estruturas e restabelecimento de serviços em Rio Bonito do Iguaçu.
Para melhorar as condições de trabalho das equipes e também atender a população desabrigada, a Sanepar está disponibilizando 50 mil copos de água envasada. A distribuição deve ter início ainda nesta tarde. A água seguiu, mais cedo, de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, onde é feito o envase.