há 2 horas
Heryvelton Martins

Um juiz da 1ª Vara Cível de Toledo, no Oeste do Paraná, ganhou repercussão nacional após encerrar uma sentença com uma menção à boa fase do Flamengo, time do qual é torcedor declarado. No despacho proferido em 4 de dezembro de 2025, ele registrou a data destacando que o clube “ostenta os títulos de Campeão Carioca, Campeão da Copa do Brasil, Campeão da Supercopa do Brasil, Campeão da Copa Libertadores da América e Campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A”.

A decisão tratava de uma ação de cobrança proposta por um trabalhador da construção civil contra uma empresa, alegando falta de pagamento por serviços prestados mediante subcontratação verbal, sem qualquer vínculo com o futebol ou com o clube carioca. O magistrado responsável é Marcelo Cardoso, conhecido na comarca por adotar um estilo de redação mais pessoal, que inclui citações bíblicas e reprimendas duras a partes que considera desrespeitosas ou prolixas em outros processos.
No início da mesma sentença em que exaltou o Flamengo, o juiz também inseriu trecho de inspiração religiosa, em que associa a autoridade judicial a um “ministro de Deus para o bem”.