há 2 horas
assessoria

A deputada estadual e líder da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) Mabel Canto (PP), participou nesta terça-feira (18) da formalização de um documento que firma um termo de compromisso prevendo uma série de medidas a serem adotadas pela Casa de Leis visando a igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres. Esse é o primeiro passo necessário para a obtenção do "Selo Nós por Elas/ABNT", do Instituto Nós por Elas (NPE), com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
"É importante lembrar que a ALEP será a primeira do país a conquistar o selo. Temos muito a avançar no combate a todos os tipos de violência contra as mulheres, inclusive aqui dentro dessa Casa", frisou a parlamentar.
A certificação é estruturada em quatro níveis, da categoria bronze à platina, que será concedida conforme o cumprimento cumulativo de indicadores de boas práticas previstos no termo. A obtenção reconhece o compromisso efetivo das organizações no "combate à violência contra a mulher em várias instâncias. Trata-se, nesse sentido, de compromisso organizacional do mais alto padrão, alinhado às melhores práticas atuais", ressaltam a ABNT e o Instituto Nós por Elas.
O pedido de adesão ao processo de certificação foi solicitado em setembro pela liderança da Bancada Feminina, que reúne todas as dez deputadas estaduais; pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher da ALEP – todas signatárias do documento. Também assinaram o termo de compromisso os deputados Alexandre Curi (PSD), presidente da ALEP, e Gugu Bueno (PSD), 1º secretário; bem como o diretor geral do Legislativo, Wellington Dalmaz.
"Assembleia Legislativa deu um passo importante no combate à violência contra as mulheres somadas as inúmeras ações e iniciativas de deputados e deputados que inclusive já viraram lei ou ainda estão tramitando como projeto de lei no combate à violência contra a mulher. O termo é um instrumento baseado em indicadores que demonstra o comprometimento das organizações com a promoção dos direitos das mulheres e com a redução das desigualdades e da violência de gênero no país", finalizou Mabel Canto.