{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Mais de 3 mil postes foram substituidos no estado por conta de acidentes

Pela região, Ortigueira, Reserva e Tibagi se destacam com os maiores números, em relação ao número de habitantes

há 12 horas

Publicado por Gabriel Aparecido

Mais de 3 mil postes foram substituidos no estado por conta de acidentes
Foto: Reprodução

Um balanço realizado pela Copel aponta que 3.607 postes precisaram ser substituídos em 2025 por conta de colisões de veículos contra a infraestrutura elétrica, em todo o Paraná. O número apresentou uma leve queda em relação aos anos anteriores. Foram 3.700 ocorrências, em 2024; 3.757, em 2023; 3.885, em 2022 e 3.962, em 2021.

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, três municípios dos Campos Gerais tiveram maior destaque no estado, quando analisada a proporção de acidentes por mil habitantes. Ortigueira, com uma população de 24,1 mil habitantes, registrou 47 ocorrências. Em seguida, está o município de Reserva, com uma população de 24,5 mil habitantes, teve um total de 37 ocorrências. E, por fim, Tibagi, com uma população de 19,9 mil habitantes, com 36 ocorrências.

Já em números absolutos, Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais lideram o ranking estadual deste tipo de ocorrências.

Recontrução da estrutura

O trabalho envolve isolar a área, substituir o poste, recompor as redes de energia e religar os consumidores. Em média, a troca completa leva cerca de quatro horas, tempo que pode aumentar conforme o grau de avaria, as condições de segurança no local, entre outras variáveis. Quando os acidentes acontecem com maquinários na área rural, soma-se o tempo de deslocamento das equipes.

“Esses acidentes continuam acontecendo em grande número”, alerta o gerente de projetos da Copel, Rafael Radaskievcz. “A responsabilidade financeira é do causador do acidente, mas o prejuízo coletivo envolve a interrupção no fornecimento de energia, e ainda as consequências para a integridade física de motorista, passageiros e transeuntes”, afirma.

Ele reforça que investimentos contínuos em automação da rede têm ajudado a reduzir o número de clientes afetados durante essas ocorrências, mas que o problema ainda exige atenção especial de motoristas. “A modernização permite isolar trechos e minimizar desligamentos, mas nada substitui a direção segura. Um único poste derrubado pode deixar os imóveis do entorno sem luz por várias horas”, explica.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Fãs madrugam em Matinhos para garantir lugar na grade do show de Alok no Verão Maior ParanáAbertura do espaço na praia reuniu fãs desde a madrugada para a apresentação gratuita do DJ, que abre a programação de shows no Litoral
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia