{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Natal no Paraná terá calor intenso e risco de tempestades, alerta o Inmet

Calor intenso e temporais colocam estado em alerta até o fim da semana, com risco de alagamentos, ventos fortes e granizo

há 2 horas

Lucas Ribeiro

Publicidade
Natal no Paraná terá calor intenso e risco de tempestades, alerta o Inmet
Foto: Amanda Martins/ D'Ponta News

O Paraná deve ter um Natal marcado por condições climáticas extremas, com a combinação de calor intenso e tempestades, segundo alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os avisos de onda de calor e de tempestade seguem válidos até sexta-feira (26) e indicam riscos em diversas regiões do estado.

De acordo com o INMET, há previsão de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou podendo chegar a até 100 milímetros ao longo do dia. As tempestades podem ser acompanhadas de ventos fortes, variando entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Entre os principais riscos associados estão alagamentos, quedas de árvores, prejuízos em áreas agrícolas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

As áreas com maior risco de temporais mais severos incluem o Sudeste Paranaense e a Região Metropolitana de Curitiba, onde as condições atmosféricas favorecem a formação de tempestades, especialmente entre a tarde e a noite.

Paralelamente, o estado enfrenta uma onda de calor desde a última segunda-feira (23). O alerta aponta temperaturas cerca de 5°C acima da média por um período de três a cinco dias, o que representa risco à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

O calor mais intenso atinge as regiões Noroeste, Norte, Norte Central, Norte Pioneiro e também a Região Metropolitana de Curitiba. Nessas áreas, as temperaturas podem alcançar novamente entre 35°C e 36°C, mantendo a sensação de abafamento ao longo do dia.

Apesar do predomínio do calor, o avanço de áreas de instabilidade deve provocar pancadas de chuva forte em diferentes pontos do estado. No Oeste e no Sudoeste, as chuvas tendem a ser mais frequentes, com maior risco de tempestades. Já no Leste do Paraná, incluindo Curitiba, a Região Metropolitana e o litoral, há condições favoráveis para temporais localizados, com volumes expressivos de precipitação.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Grupo Zonta encerra 2025 com mais de R$ 600 milhões em investimentos: “Seguimos com planejamento sólido para crescer em 2026”Para o primeiro semestre de 2026, o grupo prevê novos aportes, com três inaugurações e uma revitalização programadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia