há um dia
Gabriel Aparecido

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), avaliou o atendimento prestado por unidades que atuam de modo totalmente público, ou seja, '100% SUS'. O levantamento foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
De acordo com o Ibroos, está é apenas uma lista inicial e que, após um refinamento da pesquisa, serão os escolhidos os "Top 10" hospitais do país. A previsão é que o ranking geral seja divulgado em maio deste ano durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.
Entre os estado da federação o Paraná está em sétimo, em relação ao número de aparições na lista. Em primeiro lugar está São Paulo, com 30% dos hospitais públicos mais bem avaliados no país, seguido de Goiás, com 10% do total. Fechando o pódio, estão Pará e Santa Catarina, empatados com 7%.
O Instituto considerou os serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência 100% pelo SUS (sem nenhum tipo de atendimento por operadora de saúde) . A seleção inclui hospitais gerais —adultos ou pediátricos— e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.
Foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.
A relação dos 100 indicados será agora ranqueada com base em pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais. Também será considerada uma avaliação de eficiência que cruzará os dados de atendimentos com a disponibilidade de recursos financeiros.
Apenas cinco hospitais ou complexos apareceram na lista do Ibroos. Dois são da capital, Curitiba, e outros dois estão em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Fora desse meio apenas o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, de Cascavel, aperece no ranking. Confira abaixo as unidades:
COMPLEXO DO HOSPITAL DE CLINICAS DA UFPR HC E MVFA - Curitiba
COMPLEXO HOSPITALAR DO TRABALHADOR - Curitiba
HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE SAO JOSE DOS PINHAIS - São José dos Pinhais
HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCARIA - Araucária
HOSPITAL UNIVERSITARIO DO OESTE DO PARANA - Cascavel
A lista completa pode ser conferida pelo link.