{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Paraná

Pesquisa mostra nomes viáveis para as eleições de 2026 no Paraná

A pesquisa indica Alexandre Curi como o candidato com mais competitividade entre os possíveis apoiados pelo governador Ratinho

há 2 horas

Publicado por Lucas Ribeiro

Publicidade
Pesquisa mostra nomes viáveis para as eleições de 2026 no Paraná
Orlando Kissner/Alep.
Publicidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, é o nome mais viável do PSD para a eleição ao Governo do Estado em 2026. Pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta segunda-feira (15), mostra Curi com mais que o triplo das intenções de voto do secretário das Cidades Guto Silva, mesmo com todo esforço de alas do Palácio Iguaçu para emplacá-lo como candidato. O Instituto de pesquisas simulou cenários com quatro diferentes candidatos do PSD e Curi foi o que apresentou o melhor desempenho.

Quando apresentado como único candidato do partido do governador Ratinho Junior na disputa, Alexandre Curi atingiu 16% das intenções de voto, ante 34% de Sergio Moro (União) e 24% de Requião Filho (PDT). O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca atinge os mesmos 16% quando é o único nome do PSD. Mas a diferença para Moro é maior, com o senador chegando a 36% e Requião Filho ficando nos mesmos 24%.

Guto Silva, quando colocado na mesma situação, soma apenas 5% das intenções de voto. Quando o candidato governista é o vice-governador Darci Pina, atinge 4%. Os dois cenários indicam possibilidade de eleição de Moro já no primeiro turno. Na consulta espontânea, o preferido é Ratinho Junior (12%), que não pode concorrer. Depois aparecem o senador Moro (3%) e Requião Filho (2%). Curi e Greca foram indicados por 1% dos entrevistados e Silva não foi lembrado.

A pesquisa do Instituto Opinião mostra o potencial de crescimento do candidato do PSD quando seu nome for confirmado pelo partido e encampado pelo governador. Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados afirmaram que votariam no candidato indicado por Ratinho Junior. Outros 48% indicaram que poderiam votar, mas dependendo do candidato, mostrando que a transferência de votos não seria automática e que o governador não pode se dar ao luxo de indicar qualquer nome.

Confronto direto - O Instituto Opinião simulou, ainda, um quinto cenário, com mais nomes na disputa e com Alexandre Curi enfrentando Guto Silva – o que ocorreria caso o nome que não seja escolhido pelo PSD busque viabilizar sua candidatura por outro partido. Neste quadro, a vantagem do presidente da Assembleia fica ainda mais evidente, com Curi somando 11% e Guto apenas 2%, ficando atrás, ainda, de Paulo Martins (Novo) e empatado com Ênio Verri (PT).

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governo do Paraná entrega kits escolares para APAEs em janeiroExpectativa é que boa parte dos materiais esteja disponível aos estudantes já no início das aulas, em 5 de fevereiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia