Domingo, 06 de Outubro de 2024

Ponto de Vista: ‘Criamos um colégio que ensina programação, gestão de negócios e empreendedorismo desde o 1º ano do Fundamental”, frisa diretor da ESIC Internacional, Alexandre Weiler

2024-04-06 às 16:47

Inicialmente, a ESIC Internacional atuava no Brasil com modalidades de ensino como MBA, pós-graduação e graduação, além de cursos de curta duração para empresas (corporate education). Porém, a demanda da comunidade escolar pelo ensino empreendedor levou a ESIC a expandir seu público e criar também um Colégio Internacional. “Desde 2016, os pais viraram para a gente e falaram que queriam que os filhos aprendessem negócios e se conectassem com esse mundo desde já, o que não estavam vendo em outros colégios. Criamos um colégio internacional onde o aluno aprende programação, gestão de negócios e empreendedorismo desde o 1º ano do Fundamental I”, detalha o diretor acadêmico e de negócios da ESIC Internacional de Curitiba, Alexandre Weiler, convidado do Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (6).

Por enquanto, o Colégio Internacional ESIC está presente apenas em Curitiba, mas já existem planos de expandir a presença para outras cidades da região, revela Weiler. “Já temos uma rede de parceiros muito forte, em nível de Brasil, especialmente para a graduação. Mas temos recebido algumas propostas justamente de empresas que querem ampliar [o Colégio Internacional] para outras cidades, especialmente do Paraná, São Paulo e algumas em Santa Catarina”, diz.

O aluno que conclui o ensino médio no Colégio ESIC pode decidir se prefere continuar sua carreira de negócios no Brasil ou se quer estudar nas unidades da ESIC na Europa. “Da Europa, estende para a China, Estados Unidos, Londres… Estende para N locais com quem temos parceria. Hoje, temos parceria com quase 80 países. São mais de 2 mil universidades parceiras em todo o mundo”, frisa Weiler.

Weiler sugere que o aprendizado sobre deve ser estimulado desde a infância, ao ensinar para a criança o valor do dinheiro, ensinar de onde vêm as coisas e para onde elas vão, ensinar a fazer comparativos de preços no supermercado e a entender a diferença entre desejo e necessidade, quando pedem algo que possa ser considerado supérfluo, por exemplo.

As telas e o aprendizado

Ainda que para os adultos da graduação e das pós-graduações a adoção do uso de telas seja crucial, especialmente na modalidade EaD, o Colégio Internacional ESIC adotou uma política que visa abolir telas – smartphones e tablets – das salas de aula, especialmente para os alunos menores de 12 anos. Recentemente, pesquisas têm investigado o prejuízo que essas telas, que eram vistas, primariamente, como auxílio e suporte, trouxeram ao aprendizado dos pequenos.

Vários países já começaram a banir celulares nas escolas. “Temos mais de 40% dos países do mundo que já proíbem o uso de telas antes dos 12 anos de idade. Se pararmos para pensar e puxarmos pela memória, há três ou quatro anos atrás, qualquer colégio que queria dizer que era bom e antenado colocava no outdoor uma criança usando um tablet, um celular e um óculos de imersão 3D. Nesse mesmo momento, temos vários países proibindo isso. Em Taiwan, na Coréia e na China também, para crianças que usam telas por mais do que 30 minutos diários, os pais estão sendo multados e eles são o berço da tecnologia”, observa.

Preocupada com o prejuízo que o excesso de exposição à luz azul dos smartphones possa gerar ao desenvolvimento do córtex pré-frontal – a área cerebral responsável pela tomada de decisões – de seus alunos menores, o Colégio ESIC Internacional tomou medidas para banir seu uso em sala de aula. “No pós-pandemia, percebemos que as crianças estavam muito ‘bitoladas’ em função do celular o tempo inteiro, elas não olhavam mais no olho uma da outra, não interagiam mais uma com a outra. Colocamos uma pilha de 40 bolas no pátio onde elas se encontravam, no recreio. E a pergunta delas foi: ‘para que serve isso?’. A resposta foi: ‘é para vocês’. ‘E como vamos fazer?’ ‘São vocês que decidem’. ‘O que vamos jogar?’ ‘O que vocês quiserem’. ‘Quem vai organizar?’ ‘Vocês também’. Com isso, eles começaram a desenvolver habilidades de liderança e a trabalhar uma coisa que existe hoje que é o analfabetismo fisiológico: tem criança que não sabe mais pegar uma bola, não sabe fazer determinados movimentos. Aconteceu uma coisa maravilhosa: das quase 800 crianças que estão lá hoje conosco, se tiver uma que está usando smartphone na hora do intervalo é muito, porque eles saem correndo, se divertem, interagem, praticam atividade física e passaram a olhar no olho da outra novamente, a reconhecer que existe outro ser humano do outro lado”, explica.

Weiler acredita que até mesmo os atentados que, infelizmente, vêm se acentuando nas últimas duas décadas nos ambientes escolares resultam de uma lógica de interação que impede ver o outro como ser humano, de reconhecer a dignidade do próximo e ver o outro como uma pessoa que merece ser respeitada.      

ESIC

Concebida como Escuela Superior de Ingenieros Comerciales (ESIC), por padres espanhóis da congregação do Sagrado Coração de Jesus, em 1965, a instituição foi o primeiro centro de estudos superiores de Marketing da Espanha. Com o propósito de ajudar as empresas a se desenvolverem através da análise e relação com os mercados, ao longo de quase seis décadas, o estreito vínculo com o mundo empresarial gerou mais de 120 acordos estratégicos com universidades e escolas de negócios de todo o mundo e convênios com cerca de 2,5 mil companhias, que facilitam a empregabilidade de alunos e ex-alunos.

O Campus Faculdade ESIC Internacional fica na Rua Padre Dehon, 184 – Hauer – Curitiba (PR). Telefone: 0800 41 3742. Mais informações: esic.br.

Confira a entrevista na íntegra

Ponto de Vista 

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.