{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Projeto de lei quer proibir importação de tilápia no Paraná

Restrição abrangeria todos os formatos do produto — in natura, resfriado, congelado, filetado ou processado

há 2 horas

Carlos Solek

Publicidade
Projeto de lei quer proibir importação de tilápia no Paraná
Foto: Reprodução
Publicidade

O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) protocolou, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 1068/2025, que proíbe a importação e a comercialização de tilápia de origem estrangeira no Estado do Paraná. A proposta, segundo o deputado, visa "proteger os produtores locais e garantir a continuidade da cadeia produtiva da tilapicultura, uma das mais fortes do agronegócio paranaense".

De acordo com o texto, a restrição abrangeria todos os formatos do produto — in natura, resfriado, congelado, filetado ou processado. Empresas que descumprirem a norma estarão sujeitas à apreensão do produto, multas e até suspensão de registro sanitário, conforme previsto na lei.

O deputado destacou que a medida também é uma resposta às discussões em nível nacional sobre possíveis restrições ao cultivo de tilápia em determinadas regiões do país. “O Paraná é referência na produção de tilápia e não pode ser prejudicado por políticas que ameacem o nosso setor produtivo. Este projeto é uma forma de garantir segurança, competitividade e valorização aos produtores locais”, afirmou Arruda.

Neste ano, o Brasil autorizou a importação de tilápias do Vietnã. A Conabio (Comissão Nacional de Biodiversidade), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, também apresentou uma proposta para incluir a espécie africana na lista nacional de espécies exóticas invasoras.

O projeto ainda determina que os valores arrecadados com multas sejam destinados ao Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (FUNDEPEC), com aplicação preferencial em programas de incentivo, capacitação e inovação tecnológica da cadeia produtiva da tilápia.

Em fevereiro, o Sistema FAEP e outras entidades entregaram, um ofício ao governador do Paraná pedindo intervenção para barrar a eventual importação de tilápia. O Paraná é o maior produtor de tilápias do país, responsável por 40% da produção nacional do peixe.

da ALEP com informações da região


Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Sanepar restaura abastecimento de água em áreas afetadas pelo temporal no ParanáApós temporal que afetou o fornecimento de energia elétrica em unidades de produção de água, Sanepar trabalha para normalizar o abastecimento nas regiões afetadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia